Sem categoria

Campanha na mídia quer obter documentos sobre a ditadura

A partir deste domingo (27), o Governo Federal iniciou a veiculação de comerciais na TV para estimular a entrega de documentos sobre a ditadura militar (1964-1985). Serão três filmes, com depoimentos de familiares de desaparecidos políticos, com o objetivo de mobilizar a sociedade para recolher informações do período de 1964 a 1985 que permitam a localização dos corpos dos desaparecidos políticos.

A campanha busca sensibilizar pessoas e organizações a doarem documentos relativos ao período da ditadura militar ao Arquivo Nacional, que abrigará todo o acervo. Dessa forma, será possível resgatar informações sobre um importante período brasileiro e sobretudo contribuir para a localização de corpos de mais de 140 desaparecidos políticos.

A mobilização é direcionada a toda a sociedade com segmentação para o público jovem e formador de opinião. Os três filmes, com depoimentos de familiares dos desaparecidos políticos Rubens Paiva, Fernando Santa Cruz, Dinaelza Santana Coqueiro e Vandick Reidner Pereira Coqueiro, serão veiculados nos próximos dois meses em TV aberta, no formato de 30 segundos, e TV por assinatura, de 60 segundos.

Por se tratar de um tema sensível, que aborda a morte de brasileiros que lutaram por um país democrático, e da dor daqueles que não tiveram o direito de enterrar seus corpos, optou-se por um olhar autoral na realização dos filmes. Três cineastas foram convidados a participar do projeto: Cao Hamburguer, Helvécio Ratton e João Batista de Andrade.

Os comerciais de rádio, anúncios de revista e jornal, peças de internet e cartazes servirão de apoio à mobilização.

Para ajudar

Os interessados em colaborar ou se informar sobre o tema poderão acessar o sítio Memórias Reveladas (www.memoriasreveladas.gov.br). Lá encontrarão orientações sobre os procedimentos para efetivar o registro de informações ou a doação de documentos ao Arquivo Nacional, especialmente aqueles relacionados à morte ou à localização de corpos de desaparecidos políticos.

O sítio traz ainda informações sobre o período de 1964 a 1985, como a censura aos meios de comunicação e manifestações artísticas, a repressão ao movimento estudantil e operário. Além disso, estão abertos ao público fotos e documentos já catalogados pelo Arquivo Nacional.

O projeto de resgate histórico é coordenado pelo Arquivo Nacional, da Casa Civil da Presidência da República, por meio do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas. O Centro foi criado em 13 de maio deste ano como pólo catalisador de informações dos acervos documentais de instituições públicas e privadas sobre fatos da história política recente do País.

O Centro tem por objetivo tornar-se um espaço de convergência, difusão de documentos e produção de estudos e pesquisas a respeito do regime político que vigorou entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985.

De Brasília
Com informações do Palácio do Planalto