Sem categoria

Ciro Gomes transfere título eleitoral para São Paulo

O deputado federal pelo Ceará, Ciro Gomes (PSB) vai transferir amanhã (2) seu domicílio eleitoral para São Paulo. A mudança não significa que Ciro decidiu disputar o governo de São Paulo. O presidente do diretório do PSB de São Paulo, deputado Márcio França, disse que Ciro só mudou de endereço eleitoral.

"Ele me ligou dizendo que desde essa história de mudança de domicílio surgiu, sua candidatura cresceu nacionalmente", disse França por telefone para a Folha Online. "Além disso, ele tem uma relação com o Estado." Ciro nasceu em Pidamonhangaba, cidade do interior paulista onde também nasceu o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo França, a pretensão eleitoral de Ciro continua a mesma. Ciro disse repetidas vezes que sairia candidato a presidente ou a cargo nenhum. Ele também descartou concorrer como vice.

França afirmou que a mudança de endereço do título de Ciro também atende a um pedido do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PE). De acordo com Campos, a decisão foi do próprio partido.

A possibilidade de Ciro disputar o governo de São Paulo tornou-se mais remota depois que o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, filou-se ao PSB. Há meses, Skaf procurava uma legenda que pudesse lhe garantir a possibilidade de disputar o governo paulista. Chegou a conversar com PMDB, PV e PR, mas nenhum deles, por diferentes razões, deu -lhe garantias de ser candidato majoritário. Ao que parece, foi no PSB que ele encontrou a garantia que buscava.

O PSB também filiou recentemente o vereador da capital, Gabriel Chalita (ex-PSDB). Márcio França chegou a cogitar a indicação de Chalita para disputar o governo de São Paulo, mas com a entradade Skaf na disputa, Chalita deve ser confirmado como candidato ao Senado.

Dirceu: PSB embaralha o jogo tucano

Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse que as pré-candidaturas do PSDB são ameaçadas pelos planos eleitorais do PSB. No plano nacional, Dirceu diz que a pré-candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) à Presidência é ameaçada pela intenção do deputado Ciro Gomes de entrar na corrida ao Palácio do Planalto.

Na avaliação de Dirceu, Serra e Ciro disputam os mesmos votos na região Sudeste. "No Rio, já há inclusive empate técnico entre os dois", afirma ele no blog.

No Estado de São Paulo, Dirceu afirma que a recusa de Ciro de disputar o governo de São Paulo obrigará o PT a ter candidato próprio ao Palácio dos Bandeirantes. "[…] Obriga o PT a lançar um candidato próprio contra Geraldo Alckmin do PSDB-DEM-PPS-PMDB-PTB."

Sobre o Rio, Dirceu afirma que a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PC-AC) "desorganizou o palanque" de Serra no Estado. "E ele tem que enfrentar, ainda, a oposição do PSDB fluminense a favor de uma candidatura própria, a do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito."

Da redação,
com agências