Ronald Freitas: 'Nós somos a causa e a consequência do Brasil'
15ª Conferência Estadual do PCdoB-PI abre com ato político e homenagem a Ronald Freitas.
Publicado 02/10/2009 23:52 | Editado 04/03/2020 17:01
Delegados e filiados marcaram presença
O integrante do Comitê Estadual e humorista João Cláudio Moreno fez um discurso relembrando toda a trajetória de Ronald, seu conterrâneo da cidade de Piripiri. 'Ninguém mais preparado, mais capaz e mais pronto do que Ronald Freitas, o nosso Bom de Cuca', falou, mencionando o apelido de infância do homenageado. “A história desse camarada está intrinsecamente ligada à história do Partido, desde quando passou por uma das fases mais difíceis da nossa democracia, a ditadura, e a felicidade que foi tê-lo de volta durante o período da redemocratização”, disse.
João Cláudio Moreno presta sua homenagem a Ronald
A juventude comunista marcou sou presença entoando as palavras de ordem do partido durante a entrada do presidente do Diretório Estadual e deputado federal Osmar Júnior e após passagens citadas por militantes sobre o encontro de 1963.
O cerimonial foi comandado pela secretária de Comunicação do Comitê Estadual Lourdes Rufino e a mesa de honra, por Osmar Júnior. Compondo-a estavam: o presidente da UJS-PI (União da Juventude Socialista-Piauí) Eduardo Alemão; a camarada Sílvia Neres, de Floriano, representando os Comitês Municipais; Kennylson Lustosa, representando a Famepi (Federação das Associações de Moradores do Piauí); Adonias Higino, da Fetag; José Carvalho Rufino; coordenador regional do Dnocs; Dalton Macambira, secretário estadual de Meio Ambiente; Messias Júnior, representando o PSB; Flávio Nogueira, presidente do PDT-PI, Elmano Ferrer, presidente do PTB-PI; e o presidente da CTB-PI, Elton Arruda, além de João Cláudio e do homenageado da noite, Ronald.
Lourdes Rufino entrega placa a Ronald Freitas
Durante a sua fala, Ronald rememorou seu histórico com o Partido e saudou os camaradas pela homenagem prestada. “Antes de vir até aqui, tive que fazer um esforço para conter a emoção. Agradeço muito a todos, mas devo ser justo e dizer que não cheguei até aqui sozinho”, afirmou. “Nós somos a causa e conseqüência do Brasil que temos e devemos continuar trabalhando por ele”.
Ronald agradeceu, mas também reconheceu o mérito daqueles que o apoiaram
As lideranças convidadas também se pronunciaram e lembraram que por divergências trabalhistas, seguiram por correntes de pensamentos diferentes, mas o ideal continua a ser o mesmo: socialismo no Brasil para o seu desenvolvimento.
Lideranças unidas pelo socialismo no Brasil
Após o fim do ato político, foi realizada a votação do regimento interno. Os delegados presentes aprovaram por unanimidade a proposta de documento elaborada pelo Comitê Estadual.
A Conferência segue durante todo o sábado com a eleição dos delegados que irão ao 12° Congresso do Partido e debates referentes à conjuntura política.