UFC se pronuncia sobre adiamento do Enem

O Ministério da Educação resolveu adiar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceria no próximo fim de semana, em todo o Brasil. Houve suposto vazamento do conteúdo da prova, formulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mas os motivos do problema já estão sendo investigados.

O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, destaca que a decisão pelo adiamento do Enem não interfere no Vestibular 2010 da Instituição, que, por precaução, optou por não incluir o Exame como etapa obrigatória do processo seletivo deste ano.

A Reitoria já comunicou ao MEC, oficialmente, o calendário do Vestibular da UFC – Primeira etapa: 15 de novembro; e 2ª Etapa: 6 e 7 de dezembro – e solicitou que sejam consideradas essas datas quando for agendado o novo calendário de provas do Enem.

O Prof. Jesualdo ressalta que "continua acreditando na proposta do MEC em unificar o Enem por todo o País" e que, apesar do contratempo ocorrido hoje, o Sistema de Seleção Unificada – já adotado por várias instituições – poderá, sim, provocar mudanças positivas no Ensino Médio e melhorar o acesso de estudantes de escolas públicas à Universidade.

O Reitor afirma, entretanto, que o suposto vazamento do conteúdo do Exame configura um importante alerta sobre a necessidade de se intensificar a segurança das provas – responsabilidade que, com as mudanças propostas pelo MEC, deixa de ser das universidades e passa a ser do Inep.

O Ministério informou, por meio de nota oficial, que os estudantes inscritos no Enem serão comunicados pelos Correios, por telefone celular e por meio eletrônico-digital sobre a confirmação da nova data e dos locais das provas do Enem. A UFC irá aguardar as próximas medidas do Ministério, com cautela e serenidade, para, só então, avaliar melhor o ocorrido.

Confira aqui a nota oficial divulgada pelo MEC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC