Sem categoria

 UNE vai acompanhar apuração do vazamento da prova do Enem

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, disse nesta quinta-feira (1º) que a entidade acompanhará o processo de investigação do vazamento de questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto com o Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, a preocupação da UNE não é só respaldar a classe estudantil, mas também garantir que o processo seletivo do Enem não venha a ser prejudicado.

“Vamos procurar o MEC, apresentar nossas opiniões e acompanhar de perto para que medidas alternativas possam garantir que o Enem não fique com a sua imagem manchada e não saia prejudicado na história. Isso seria um fato negativo para esse tipo de avanço na forma de acesso ao ensino superior”, disse Chagas, em entrevista à Agência Brasil.

A instituição é favorável à decisão do Ministério da Educação (MEC) quanto ao adiamento da data das provas. "A decisão do ministro da Educação, Fernando Hadad, ao cancelar os testes nos parece adequada, diante de uma denúncia nessa proporção, nada mais adequado do que refazer a avaliação. Essa medida garante a idoneidade do processo”, ponderou.

Augusto Chagas foi perguntado sobre a credibilidade da seleção após os indícios de vazamento no sigilo das informações da avaliação, tendo em vista que o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) além da elaborar a seleção do Enem, é responsável pela formulação da prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e a Prova Brasil.

“Nós achamos que a ocorrência deve ser apurada para não colocar a confiabilidade em xeque. Numa denúncia desse tipo é preciso saber quem é o responsável para se criar mecanismos que evitem o problema. Isso vai resguardar a integridade da instituição.”

De acordo com informações do MEC a nova avaliação dever ser aplicada no prazo de 30 a 45 dias.

Fonte: Agência Brasil