Desenho anima Faroeste Caboclo do Legião Urbana

“Essa música é f…, por isso fiz esse clipe animado”, escreveu o “Peixeaquático” no seu canal do Youtube. O Desenho é assinado por Leandro Amaral e já teve mais de 44 mil vizualizações. Faroeste Caboclo, do compositor brasileiro Renato Russo, foi escrita em 1979, mas lançada somente em 1987, no álbum Que País É Este.

A canção é de difícil execução devido ao tamanho da letra: 159 versos que não se repetem em nenhum momento. A harmonia e o ritmo, contudo, são extremamente simples. Apesar da duração incomum para uma canção popular (9'03"), há duas outras composições de Renato ainda mais extensas: Metal Contra as Nuvens (11'22") e Clarisse (10'32").

Foi apresentada pela primeira vez no Morro da Urca em 1983. A música foi censurada, junto com Conexão Amazônica, do mesmo disco, mas por razão diferente: a presença de palavrões, enquanto Conexão foi censurada por causa da temática, sobre o tráfico de drogas. Porém, em Faroeste, foi feita uma edição onde se colocou um sinal sonoro sobre os palavrões. Com isso, a música foi liberada para radiodifusão.

“Eu acho legal que as pessoas gostem da história. Um motorista de táxi, outro dia, me disse que tinha um amigo que comprou a fita porque era, exatamente, a história do irmão dele. O cara tinha saído de Mato Grosso e ido a Brasília, e morreu num tiroteio no Nordeste. E a canção é totalmente fictícia”, declarou Renato Russo, em 1988.

Fonte: Da redação, com agências