Sumaré realiza conferência de comunicação

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, realiza a primeira Conferência Municipal de Comunicação. O decreto anunciando a realização da conferência será publicado nesta quarta-feira, dia 7, nos atos oficiais do município.

O debate sobre políticas públicas de comunicação ocorre nos dias 14 e 15 de outubro a partir das 18h30 na Câmara Municipal, localizada na Travessa Primeiro Centenário, 20, centro de Sumaré. O prefeito José Antonio Bacchim participará da abertura do evento.

A Conferência, inédita na cidade, terá como tema central “Comunicação local na era digital: meios para construção de direitos e cidadania”. O evento debaterá ideias, políticas e ações para uma comunicação mais transparente e de qualidade.

O encontro reunirá profissionais da área de comunicação, veículos privados ou comunitários de comunicação social, instituições de ensino, agentes políticos e população em geral para discutir o atual cenário da comunicação em Sumaré.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, o jornalista Celso José de Oliveira, a Conferência é uma oportunidade, garantida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que a sociedade e profissionais de comunicação venham debater de forma democrática o direto à comunicação em nosso país.

Durante a conferência serão discutidos temas ligados às rádios e tevês comunitárias, a interferência da mídia no cotidiano das pessoas e, principalmente, os impactos da digitalização na vida da população. O debate será dividido em três grupos temáticos: Comunicação Local e Poder Público; Novas Tecnologias e Comunicação Popular; Controle Social dos Meios de Comunicação e Marco Regulatório.

Participarão do evento, representantes da revista Típica, Abraco (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão); Acias (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Sumaré); CUT (Central Única dos Trabalhadores), Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.