Etapa estadual do Conubes e III Congresso da UESAM

O movimento estudantil secundarista do Amazonas já tem data marcada para mais uma grande atividade de seu calendário. Nos dias 30 e 31 de outubro, ocorrerá o III Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (Conuesam) e a etapa estadual do Congresso da UBES (Conubes).

local do evento será definido nos próximos dias, mas as mobilizações já estão em ritmo acelerado. De acordo com o presidente da UESAM, Natanael Gomes, é envolver cerca de 300 delegados de 10 municípios do Estado.

Segundo ele, esse congresso deverá consolidar a entidade. “Pretendemos legitimar ainda mais a UESAM e levá-la para mais municípios. E dessa forma fazer com que todos os secundaristas do Amazonas se vejam representados por ela e pela UBES”, afirmou, lembrando que a realização do congresso é o momento mais propício para que isso aconteça.

O investimento prioritário do fundo do pré-sal na educação será a pauta principal do congresso. Até lá, servirá também como bandeira de luta para mobilizar os estudantes e fazer com que eles se organizem em suas escolas.

Nem tudo, porém, segue os trâmites nacionais. A tiragem de delegados para o congresso da entidade estadual é diferenciada do processo para o Conubes.

A direção da UESAM optou por continuar com o modelo antigo, no qual as escolas participantes elegem 1 delegado para cada 500 estudantes matriculados. Sendo que estes podem ser eleitos em assembléias ou em reuniões com 50% + 1 dos representantes de turmas.

Já para a UBES o script é o que foi aprovado no último Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da entidade, que definiu a eleição de delegados em votação direta e em urna para toda escola, com a proporção de 1 delegado para cada 1.000 estudantes matriculados.

De Manaus,
Anderson Bahia