Betim comemora o Dia da Unidade Latinoamericana

O Dia Municipal da Unidade Latinoamericana foi comemorado em Betim, nesta quinta-feira 8, com o lançamento do livro “A América que não sai na mídia”, de autoria do jornalista Mário Augusto Jacobsknd. A data foi instituída no município graças a um projeto do ex-vereador e atual secretário municipal de Assistência Social, Geraldo Pimenta (PCdoB).

“Betim é uma cidade que tem acolhido diversos irmãos latino-americanos. Aqui, temos argentinos, peruanos, cubanos e representantes de vários outros países”, lembrou Pimenta durante a solenidade. Segundo ele, a construção da unidade entre os povos das Américas tem relação com o projeto de construção de uma Betim, de um Brasil e de uma América justa, humana e unida.

“Neste contexto, os betinenses, assim como todo os brasileiros, têm que apoiar a luta dos nossos irmãos hondurenhos e dizer não ao golpe ao governo de Honduras”.

Che e Sosa

O lançamento, promovido pelo Núcleo do Cebrapaz em Minas, juntamente com a Associação José Martí e a União da Juventude Socialista (UJS), foi realizado na Casa da Cultura, no Centro da cidade, reunindo dezenas de militantes do PCdoB, lideranças políticas e comunitárias.
Durante o evento, foi prestada homenagem ao líder revolucionário Ernesto Che Guevara, pela passagem do aniversário de sua morte, e à cantora argentina Mercedes Sosa, que faleceu recentemente – uma das artistas mais respeitadas do país vizinho, seja pela sua arte ou pela sua militância contra a ditadura militar.

De acordo com o diretor da Cebrapaz-MG, Augusto Viana, o Gugu, o lançamento do livro em Betim é mais passo na reestruturação no Núcleo da entidade no Estado.
“Estamos reorganizando o Núcleo de Minas, desenvolvendo e divulgando o Cebrapaz. Pretendemos promover diversas atividades, como manifestações, seminários, debates, exposições, lançamentos de livros, entre outras. Nesse sentido, nada melhor do que o presente livro, que representa uma alternativa à mídia convencional”, disse.

De Betim,
Eliezer Dias