Fundação Maurício Grabois homenageia a memória de Lílian Martins
A Fundação Maurício Grabois acaba de divulgar nota em que lamenta a perda da professora comunista Lilian Martins no útlimo sábado (10). "O PCdoB, no Brasil inteiro, lamenta a ausência física de um quadro da maior preciosidade, uma incansável batalhadora pelas causas comunistas, uma dirigente firme, ativista e solidária", diz a nota publicada a seguir.
Publicado 13/10/2009 15:42
O sábado de 10 de outubro de 2009 ficará marcado na história do PCdoB como um dia de muita tristeza, pelo falecimento de uma grande camarada, a nossa Lílian Martins. O PCdoB, no Brasil inteiro, lamenta a ausência física de um quadro da maior preciosidade, uma incansável batalhadora pelas causas comunistas, uma dirigente firme, ativista e solidária. A Escola Nacional perde uma excelente professora, estudiosa do marxismo-leninismo e da realidade brasileira, na mais cara expressão do nosso lema: “Mais Marxismo e Mais Brasil”. E a Fundação Maurício Grabois, uma propagandista, elaboradora e coordenadora de importantes ações destinadas a pensar São Paulo, desvendar o Brasil.
A dor da perda só não é maior que a grandeza do legado que Lílian nos deixa: trinta e três anos, dos seus cinqüenta e sete de breve existência, dedicados ininterruptamente ao Partido. Como militante estudantil, sem deixar de ser aluna brilhante; professora de História, dedicada e respeitada, na rede pública estadual de São Paulo; sindicalista, de guerreira liderança; militante e dirigente partidária, em várias frentes de luta.
A maior homenagem que se pode render à sempre camarada Lílian é cultivar e lapidar essa herança, cuidando mais e melhor do PCdoB, formando nossa juventude e a militância em geral na garra e convicção revolucionárias que caracterizaram sua vida.
E, se os quadros são o tesouro do Partido, esse grande diamante vermelho permanecerá brilhando entre nós, junto a tantos outros cujo exemplo e memória estão sempre clareando nosso caminho e não nos deixam perder o rumo: a perspectiva de construção de uma nação soberana, democrática, com justiça social. Um Brasil socialista.
A Escola Nacional do PCdoB e a Fundação Maurício Grabois, que tiveram a honra de contar com sua contribuição nos últimos anos, sentirão sempre viva sua presença, no pensamento e na ação.
Camarada Lílian Martins, presente!
São Paulo, 13 de outubro de 2009.
Adalberto Monteiro
Presidente da Fundação Maurício Grabois
Leia também: Morreu Lilian Martins, professora de comunismo do PCdoB-SP