ABES convoca congresso estadual

Uma educação pública democrática e de qualidade é o eixo norteador dos debates no 4º Congresso da Associação Baiana Estudantil Secundarista – ABES, dias 13, 14 e 15 de novembro, em Salvador. A expectativa dos organizadores é reunir mais de mil estudantes para eleição da nova direção e aprovação das pautas para os próximos dois anos.

Um projeto de “escola nova”, com papel fundamental no desenvolvimento dos jovens, por melhores perspectivas de vida e em consonância com a realidade baiana, desponta como prioridade. A universalização do acesso ao ensino e políticas públicas que igualmente assegurem a permanência do aluno nas escolas e universidade implicam, ainda, na discussão quanto ao financiamento da educação.

A proposta da entidade é que 50% dos recursos advindos da exploração do pré-sal sejam destinados à reformulação e fortalecimento do ensino nacional; do básico ao superior. “É preciso, hoje, que entidades ligadas à educação, estudantes, professores e funcionários possam, conjuntamente, elaborar um projeto avançado de educação para o estado”, defende o presidente da ABES, Valmir Santos.

Dados do MEC indicam que 40% da evasão escolar decorrem da carência dos serviços municipais e estaduais de transporte. Baseado nisso, a entidade defende a extensão do benefício do meio-passe a todo interior do estado e melhorias no transporte público escolar. As bandeiras de luta se estendem, ainda, ao fim do vestibular, o qual seria substituído integralmente pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Congresso estadual agrega o objetivo de fortalecimento da ABES – cuja reconstrução data de 2003 – e serve como etapa preparatória para o 38º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, de 3 a 6 de dezembro, em Belo Horizonte. No balanço da gestão 2007-2009, destacam-se a aprovação do sistema de eleição direta para escolha dos diretores das escolas públicas, e a reserva de vagas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB para estudantes advindos do ensino público.

De Salvador,
Camila Jasmin