Proposto por Inácio Arruda, seminário debaterá papel do DNOCS

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado (CDR) realiza no próximo dia 27 um seminário para discutir a atuação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas no Semi-Árido Nordestino (DNOCS), que em 2009 completa cem anos.

O seminário, de iniciativa do Senador Inácio Arruda e apoiado pelos Senadores José Nery e Leomar Quintanilha, será realizado na forma de duas mesas de debate: o primeiro painel debaterá o Papel do DNOCS no Semi-Árido Nordestino, tendo como convidados, o Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Elias Fernandes Neto, o Consultor no Ministério do Meio Ambiente, Antônio Rocha Magalhães, o Consultor no Ministério da Integração Nacional, José Otomar de Carvalho e o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Antonio Carlos Filgueira Galvão.

Um segundo painel, com o tema Perímetros Públicos de Irrigação: Necessidades e Potencialidades, reunirá o Presidente da Federação de Apoio as Organizações de Produtores dos Perímetros Públicos de Irrigação – (FAPID), Rogério Paganelli Junqueira, o Secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, e a economista Tânia Bacelar. As duas mesas redondas serão mediadas por Senadores membros da Comissão.

Segundo Inácio, a audiência Pública será uma oportunidade de promover um balanço da atuação do DNOCS e discutir caminhos para o fortalecimento desta atuação: “Especialmente neste ano em que a instituição comemora cem anos de existência, o seminário também prestará o reconhecimento da meritória atuação dessa instituição em favor das populações do semi-árido nordestino”, explica.

Criado sob a sigla IOCS (Inspetoria de Obras Contra as Secas), o DNOCS foi o primeiro órgão a tratar da problemática do semi-árido. Importantes obras de engenharia, como açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais, campos de pouso, redes de energia elétrica e telegráficas e usinas hidroelétricas são marcas dessa atuação essencial em uma região tão castigada pelas secas. Entre as finalidades do DNOCS, destaca-se o combate às secas e às inundações, além de ações de saneamento básico e assistência às populações atingidas por calamidades públicas.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda