Inácio Arruda e Ministro da Agricultura debatem sobre Cajucultura

O Senador Inácio Arruda esteve nesta quarta-feira (21), reunido com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para tratar de questões relacionadas à cadeia produtiva do caju. Inácio foi acompanhado de representantes do Sindicato das Indústrias do Açúcar e de Doces e Conservas Alimentícias do Ceará (Sindicaju) e da Embrapa.

Audiência sobre Cajucultura

O grupo foi pedir o apoio do Ministro Stephanes ao processo de internacionalização da indústria do caju, fortalecendo a cadeia produtiva e enfatizando os ganhos de produtividade por meio do aproveitamento total do caju, ampliando a gama de produtos ofertados.

Os representantes do sindicato também manifestaram sua preocupação com a nova onda de valorização do real frente ao dólar, que torna as exportações brasileiras menos atraentes, questão que já foi inclusive encaminhada ao Ministério da Fazenda.

O agronegócio do caju tem como meta faturar, a partir de 2014, 500 milhões de dólares anuais com a exportação de castanha de caju, principal produto dessa cadeia produtiva e que também ocupa o primeiro lugar na pauta de exportação do estado do Ceará. Para 2009, a estimativa é que se atinja 250 milhões de dólares, gerando 70 mil postos de trabalho. Stephanes se comprometeu a agilizar as providências para o setor da cajucultura no âmbito do Ministério da Agricultura.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda