Turismo destaca prioridades para a realização da Copa
O ministro do Turismo, Luiz Barreto, destacou nesta quarta (14), em audiência pública na Cãmara, as ações planejadas e em andamento pela pasta no sentido de preparar as doze cidades brasileiras que serão sede da Copa de Futebol de 2014. Até a data da Copa, segundo ele, o Ministério pretende aplicar R$ 440 milhões para qualificar 306 mil trabalhadores que vão lidar diretamente com o turista, como garçons, taxistas e recepcionistas.
Publicado 14/10/2009 19:35
As ações incluem 80 mil vagas de cursos online em inglês e espanhol, cursos de gestão empresarial para pequenos e micro empresários do turismo, além do programa "Próximos passos", que deve capacitar beneficiários do Bolsa Família para atuar no setor de turismo.
O ministro participou de audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Turismo e Desporto; e de Desenvolvimento Urbano.
Hotelaria
Quanto à área de hotelaria, o ministro afirmou que está formatando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma linha de financiamento a ser lançada ainda este ano para ajudar na ampliação e modernização do setor.
Barreto também vai tentar junto aos Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil o alongamento de prazos no financiamento ao setor hoteleiro com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste.
Infraestrutura
Em relação à infraestrutura turística, o ministro destacou que as cidades sede da copa poderão ter financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esses recursos destinam-se a ações como revitalização de centros históricos, sinalização turísticas e reforma de terminais rodoviários.
Segundo ele, já existe linha de financiamento de um bilhão de dólares, que poderá ser ampliada. Barreto disse que o ministério está assumindo a contrapartida de 40% no caso de estados, e de 50%, nos municípios junto ao BID.
O ministro também destacou a necessidade de mais investimentos a partir do próximo ano para a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) promover a imagem do Brasil no exterior aproveitando a oportunidade da copa do mundo.
Barreto lembrou que, mesmo 2010 sendo um ano eleitoral, não há porque haver qualquer dificuldade em se obter recursos orçamentários a mais já que o foco da Embratur é exclusivamente o público internacional.
Fonte: Agência Câmara