Câmara lota pela criação do Parque Estadual da Serra do Japi

Apresentação do Projeto de Lei de Pedro Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi lota a Câmara de Jundiaí. Conhecer e discutir o projeto de lei que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi, de autoria do deputado estadual Pedro Bigardi. Foi com esse objetivo que cidadãos de Jundiaí e região lotaram a Câmara Municipal da cidade nessa quarta-feira, 14 de outubro.

O evento começou com o deputado Bigardi fazendo uma breve explanação sobre o projeto e sua tramitação na Assembleia. De acordo com o ele, o Parque Estadual possibilitará uma preservação permanente da Serra do Japi por meio de uma integração entre as prefeituras que compõe a Serra (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. “Os quatro municípios que integram a Serra possuem dificuldades de gestão e de diálogo, pois cada um possui sua própria legislação. Com o Parque Estadual uma legislação ambiental única será criada, o que permitirá a união dessas cidades e a participação do Estado na conservação da Serra”, explicou o deputado Bigardi. Em seguida, Bigardi colocou-se à disposição e as pessoas presentes ao evento puderam democraticamente emitir suas opiniões, críticas e apontar sugestões de melhoria ao projeto.
Uma delas foi a professora de planejamento ambiental da Puc Campinas, Laura Bueno. Na opinião dela, passou da hora do Governo Estadual participar da conservação da Serra do Japi, um patrimônio ambiental de interesse nacional. “Essa Iniciativa adotada pelo deputado Pedro Bigardi é muito importante, pois poderá pressionar o Governo do Estado a assumir o seu compromisso de preservar a Serra do Japi”, enfatizou Laura.

Afirmação que foi reforçada pelo professor da Unicamp, João Vasconcelos. Para ele o projeto de criação do Parque Estadual da Serra do Japi é um importante instrumento para garantir sua preservação. “Discutir aqui quem propôs primeiro o projeto não vem ao caso, pois é preciso somar forças para que juntos possamos garantir a conservação da Serra do Japi. Além disso, é obrigação de quem ocupa cargos públicos apresentar propostas importantes ao município, como essa apresentada pelo deputado Bigardi”, concluiu Vasconcelos, que ainda fez uma provocação no final: “O que devemos fazer para conservar a Serra do Japi? Deixar ela em paz”.
Pedro Bigardi defende a mesma tese levantada pelo professor, de deixar a Serra em paz. “Mas para isso, é preciso acabar com a especulação imobiliária no local cada vez mais alarmante e já temos 400 loteamentos clandestinos em Jundiaí. Quem tem dinheiro para fazer especulação imobiliária, tem dinheiro para acabar com a Serra”, ressaltou o deputado Pedro Bigardi.
Segundo o parlamentar, o Estado tem que participar desse processo de conservação da Serra do Japi e ajudar as cidades a combater a devastação que a ameaça.

O consultor ambiental do Ibama, Pedro Ferreira destacou em sua fala o empenho do deputado Bigardi na preservação do meio ambiente. “Votamos no deputado Bigardi para fazer algo por Jundiaí e ele está fazendo. A apresentação desse Projeto de Lei é a prova disso”, afirmou ele. Na opinião de Ferreria, projetos são iguais a diamantes: é preciso tirá-los da terra e lapidá-los. “Se a idéia da criação do Parque Estadual da Serra do Japi surgiu em momento anterior, a idéia não foi devidamente ‘lapidada’. Agora temos a oportunidade de fazer isso com esse Projeto de Lei do deputado Bigardi”, teorizou Ferreira.

Já o ambientalista Fábio Campos propôs ao deputado a divulgação das pesquisas científicas realizadas na Serra do Japi, pois elas são desconhecidas para a maioria da população. “Defendo a divulgação desses estudos e o fomento de núcleos de pesquisas na Serra do Japi e em seu entorno, com a participação de escolas técnicas de Jundiaí”, disse Campos.
Sugestão que foi acatada pelo deputado Pedro Bigardi. “Muito interessante e necessária essa observação feita pelo Fábio Campos, pois as pesquisas científicas precisam ser divulgadas e fomentadas na Serra do Japi. Assim, vamos incluir essa sugestão ao projeto”, apoiou o parlamentar.

Questionado sobre o projeto de lei do deputado Bigardi, o presidente da Ong Caminho Verde, Paulo Joaquim, aprovou a iniciativa e afirmou que é algo que já devia ter acontecido há muito tempo. “Nós da Ong Caminho Verde lutamos há anos pela preservação da Serra do Japi, mas estamos perdendo várias lutas para a especulação imobiliária que acontece aqui na cidade”. Joaquim defende a importância da aprovação e implementação do Parque Estadual da Serra do Japi, aliado a uma educação ambiental à população.

Para o deputado Bigardi, o evento foi enriquecedor ao reunir lideranças ambientais de diversas entidades como Ongs, professores, ambientalistas com visões variadas e cidadãos interessados na preservação da Serra do Japi. Na opinião do deputado, discussões como a ocorrida na Câmara contribuem para o aperfeiçoamento do projeto. “Vamos levar essa discussão para as outras cidades que integram a Serra, ouvir especialistas e entidades. Nosso objetivo com isso tudo é aprimorar o projeto para que ele atenda de forma satisfatória os anseios de todos: a preservação da Serra do Japi”, ressaltou Bigardi.

Trâmite do projeto
O projeto do deputado Pedro Bigardi que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi recebeu parecer favorável do relator da comissão de Constituição Justiça da Assembleia e agora aguarda pareceres de outras comissões para ser colocada em votação. “Não temos pressa na votação do projeto porque queremos discutir o tema com a sociedade e assim aprimorá-lo para garantir que, após sua aprovação, a implementação do Parque Estadual seja feita de maneira eficaz para atender às necessidades da Serra do Japi e da população”, explicou o deputado Bigardi.
O parlamentar comentou também que outros projetos com o objetivo de criar parques estaduais de autoria de deputados foram aprovados e sancionados pelos governos de Estados, o que prova a legalidade da Assembleia em legislar sobre a questão.

Em recente visita à Assembléia, o secretário do meio ambiente do estado, Chico Graziano, elogiou a iniciativa do deputado ao defender um patrimônio ambiental com a importância da Serra do Japi.