Agências bancárias de Bocaina deverão oferecer senha e cadeira
A Câmara de Bocaina (69 quilômetros de Bauru) aprovou na sessão de anteontem projeto de lei do vereador Gisberto Marcos Antunes que determina a disponibilização de assentos e senhas eletrônicas para os clientes de agências bancárias no município. No caso de descumprir a legislação, os bancos serão notificados por escrito para realizar as adequações no prazo de 15 dias e poderão receber multas no valor de R$ 3 mil e R$ 6 mil em caso de reincidência.
Publicado 19/10/2009 14:13 | Editado 04/03/2020 17:18
Segundo o documento, é intolerável que os usuários dos bancos aguardem atendimento em pé, em longas filas, sem o mínimo de conforto. “Se o público alvo é compelido a passar por essa situação desagradável, ao passo que a lucratividade bancária alcança graus elevadíssimos, nada mais indicado do que propiciar conforto àqueles que são responsáveis diretamente pelos altos rendimentos dos bancos”, justifica.
O vereador conta que das três agências bancárias existentes em Bocaina, apenas uma investe em conforto para os usuários. “As outras estão na idade da pedra ainda”, avalia. “A lei vem trazer um certo conforto não somente para os trabalhadores que utilizam as agências no horário de almoço, mas também para os empresários locais que utilizam bastante as agências aqui de Bocaina”. De acordo com ele, além dos dez mil habitantes, a cidade conta com mais de 100 curtumes e aproximadamente 200 fábricas de luvas.
Segundo a lei, o número de assentos deve ser quatro vezes superior ao número de caixas de atendimento. Já as senhas disponibilizadas aos clientes devem conter o número de atendimento, o horário de emissão, o nome da instituição bancária e a identificação da agência. As senhas e assentos reservados para atendimento preferencial de maiores de 60 anos, gestantes, pessoas portadoras de necessidades especiais ou doença grave e pessoas com crianças de colo deverão ser independentes dos destinados aos demais clientes. ]
De Bocaina, Lilian Grasiela