BA: PCdoB implanta escola do partido em Itabuna

Neste sábado (24/10), na Câmara Municipal de Itabuna, será lançado o núcleo regional da Escola de Formação Loreta Valadares do PCdoB/BA. “As escolas regionais são uma estratégia para responder à demanda resultante do crescimento do partido, sobretudo no interior. Hoje, a unidade em Salvador é insuficiente para cumprir os seus objetivos”, explica o secretário estadual de formação do PCdoB, Milton Barbosa.

Dedicada à formação dos quadros partidários e de dirigentes, a Escola foi fundado em 2006 com o intuito de agregar, num mesmo espaço, entidades dedicadas à pesquisa e difusão do marxismo aplicado à realidade brasileira. Além da seção baiana da Escola Nacional do partido, a sede inclui, ainda, o Centro de Estudos Sindicais – CES e o Instituto Maurício Grabois. O nome é uma homenagem à comunista baiana presa e torturada durante a Ditadura Militar.

Itabuna desponta como pioneira por ter sido a cidade que mais investiu na formação de um corpo de professores, devidamente treinados no curso Nacional. Novos núcleos serão lançados também na Região Metropolitana – uma reunião marcada para amanhã marca os acertos finais – e em Irecê; este último ainda em fase preliminar.

O projeto de descentralização e interiorização do Loreta inclui, além da sua extensão ao interior do estado, a implantação do ensino à distância via internet. O projeto, já em fase de elaboração, traz um portal que vai abrigar os cursos do partido, a revista eletrônica Dialética, os cursos do CES Bahia e as demais atividades de formação do PCdoB. “A expectativa é que a revista eletrônica seja lançada ainda este ano e, no início do próximo ano, a página na internet entre no ar”, afirmou Milton Barbosa.

De Salvador,
Camila Jasmin