Discriminação racial é tema de encontro internacional em Salvador

Salvador vai sediar nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/10) a 3ª Reunião para Implementação do Plano de Ação Conjunta Brasil – Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade. O encontro, que acontece no Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina, marcará mais uma etapa da cooperação bilateral, que envolve a sociedade civil e os setores público e privado.

Conforme documento assinado em 13 de março de 2008 pelo Ministro Edson Santos e pela então Secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, o Plano visa estabelecer parcerias de longo prazo no combate à desigualdade racial, a partir de cinco eixos temáticos: educação; trabalho e desenvolvimento econômico; saúde; direitos humanos e segurança pública; e comunidades remanescentes de quilombos.

A primeira reunião técnica do grupo de trabalho foi realizada em setembro de 2008, em Brasília. A segunda aconteceu em abril deste ano, em Washington. No encontro de Salvador, o Grupo Diretor – que reúne-se a cada seis meses – divulgará as diretrizes para apresentação de propostas de projetos, além de estimular o intercâmbio de experiências e formas de atuação da iniciativa privada.

A reunião terá espaço para a participação de aproximadamente 80 lideranças de movimentos sociais de todo o Brasil, que estarão reunidas desde o dia 21 de outubro, em Salvador, quando receberão esclarecimentos sobre as metas do Plano e indicarão seus representantes nas futuras discussões dos eixos temáticos.

Da redação local