Festival Internacional movimenta agenda cultural de Salvador
Em sua segunda edição, o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac-BA) volta a integrar Salvador ao circuito internacional de apresentação de grandes espetáculos. Até o próximo sábado (31/10), passam pelos palcos da cidade 27 montagens de várias vertentes do teatro e da dança contemporânea, encenadas por companhias de seis países. A programação do Fiac se espalha por 11 casas de espetáculos da capital baiana, com algumas apresentações nas ruas e praças da cidade.
Publicado 28/10/2009 22:54 | Editado 04/03/2020 16:20
Depois de sua bem-sucedida estréia em 2008, o festival de caráter anual se confirma na agenda cultural do estado como um pólo aglutinador de espetáculos de estéticas inovadoras, pesquisa de linguagem e propostas ousadas, que isoladamente e em seu conjunto refletem sobre o fazer teatral e os rumos das artes cênicas no Brasil e no mundo.
É com esta proposta que o Fiac-BA, primeira iniciativa do gênero no Norte/Nordeste, traz para os palcos baianos uma série de atrações inéditas. Entre elas, sete são internacionais e 12 nacionais – todas inéditas na Bahia, sendo que uma delas, Boca do Inferno, do grupo alemão Das Helmi, é fruto de um intercâmbio, com estréia no festival. O evento tem ainda atividades paralelas que servem de estímulo à reflexão como oficinas, bate-papos, lançamento de livros e leituras dramáticas.
Os espetáculos acontecem em diversos espaços culturais da cidade: Teatro Castro Alves, Sala do Coro do TCA, Teatro Vila Velha, Teatro Gamboa, Goethe-Institut, Teatro Molière (Aliança Francesa), Teatro Sesc-Senac, Teatro Sesi, Teatro Acbeu, Teatro Martim Gonçalves, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural da Barroquinha.
O objetivo das atividades é integrar artistas de diversos estados e países que participarão do evento. Depois das apresentações, as pessoas vão poder se confraternizar no espaço Ponto de Encontro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho. A idéia é que as pessoas possam discutir sobre o que viram e levar para mais adiante o que pensam.
A festa de encerramento do Festival acontece no próximo sábado, a partir das 22h, Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho. O show contará com as bandas Limousine e Sua Mãe, além do DJ Dolores. A programação completa do FIAC-BA está disponível no www.fiacbahia.com.
De Salvador,
Eliane Costa