Sem categoria

CTB lança campanha de valorização do servidor público

Na quarta-feira (28/10) comemorou-se o dia do Servidor Público, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) aproveitou a data para lançar a campanha pela Valorização do Serviço e do Servidor Público. O evento contou com a participação de diversas entidades sindicais.

- Valmiro Santos

A data é uma referência ao dia em que foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas o Estatuto do Funcionário Civil da União, em 28 de outubro de l939. A Lei 8.112/90 instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, e das fundações públicas federais. No Brasil, segundo números da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), há 8.310.136 servidores públicos nas esferas, federal, estaduais e municipais, com remuneração média de R$ 2.085,57 por mês, segundo dados da RAIS/2008.

A campanha da CTB tem como objetivo aprofundar o debate sobre as propostas da Central para o serviço público, com foco na valorização dos servidores, principais agentes que prestam serviço à sociedade, incluindo também a valorização da qualidade dos serviços prestados, em sua maioria, para a população de baixa renda.

De acordo com Fátima Reis, da Secretaria de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da CTB, um dos objetivos da Central é elaborar propostas que melhorem o serviço público no país. “Com base nas experiências e realidades de cada segmento iremos criar um planejamento específico para o setor público, com estes trabalhadores, que têm sido desvalorizados ao longo de muitos anos”, afirmou.

Para o coordenador de Organização Sindical da Federação dos Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e também membro da Secretaria de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da CTB, João Paulo, o momento não é só de festejar. “Hoje é um dia de festa, mas também de luta. Precisamos, insistentemente, acabar com essa ideia de privatizações e lutar pela valorização do serviço público”, conclamou.

Já para o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, é necessário também haver solidariedade no movimento sindical. “Precisamos unir os trabalhadores, com autonomia e independência, lutando pelos nossos direitos. Precisamos aprender a navegar juntos e nós não vamos abrir mão dos projetos que beneficiam a nossa nação”, afirmou.

O presidente da Associação dos Aosentados e Pensionistas da Previdência Social (Asaprev/Casa do Aposentado), Gilson Costa, também esteve presente ao evento e fez um depoimento: “meu pai foi servidor público e eu acompanhei de perto a luta dele, afinal, o servidor público tem uma responsabilidade grande: zelar pelas políticas públicas prestando à sociedade um serviço de qualidade”, disse.

Ao final, foi apresentado o plano de lutas da CTB para os trabalhadores do serviço público. Em seguida foi servido um café da manhã, comemorando o dia 28 de outubro.

Da redação, com infomações da CTB e do MTE