Sem categoria

Metalúrgicos de Camaçari conquistam bônus histórico de R$ 2.600

Os trabalhadores do Complexo Ford, representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA), conquistaram o maior valor a título de bonificação de todo o setor automotivo nacional. O bônus será de nada menos que R$ 2.600, a serem pagos no dia 17 de dezembro, através do acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Serão beneficiados cerca de 8,5 mil empregados mensalistas administrativos e operacionais. O bônus foi fechado na segunda reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, nesta quarta-feira (28), e reflete o esforço e dedicação do sindicato, que levantou e garantiu esse importante debate, abraçado intensamente pelos trabalhadores.

“Essa bonificação é o reconhecimento de que as empresas, por conta da recuperação da economia, restabeleceram a alta produtividade e, por isso, precisam recompensar o trabalhador”, diz Aurino Pedreira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. Segundo a entidade, a vitória que faz jus ao retorno dos níveis normais de produção, anterior à crise financeira, e ao papel fundamental do trabalhador como principal responsável pelos resultados operacionais.

Na opinião do sindicato — que é filiado à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) —, o resultado das negociações traduz a capacidade de pressão dos trabalhadores. A categoria foi às ruas para forçar o Complexo Ford a gradativamente melhorar as propostas, até atender ao valor pleiteado pelo sindicato.

É importante lembrar que essa é uma conquista ampla. Das 27 empresas do condomínio industrial, apenas cinco tinham estabelecido alguma prática de bônus. No entanto, a luta do sindicato assegurou essa conquista para todos os trabalhadores das empresas sistemistas do Complexo Ford.

Da redação, com informações do Portal CTB