Sem categoria

Ato na favela de Manguinhos pauta elevado índice de mortes no Rio

Manifestantes da organização Rio de Paz fizeram um protesto nesta segunda-feira (2/11) na comunidade Mandela de Pedra, em Manguinhos, local onde o jovem Rafael Rocha Ribeiro, de 15 anos, foi assassinado por bala perdida na última quarta-feira (28/10). Voluntários, familiares da vítima, moradores e representantes do Fórum de Manguinhos estarão no local para protestar contra o elevado índice de mortes violentas registradas no estado do Rio.

- Pierre Yves - Movimento Rio de Paz

"Pela primeira vez, vamos até uma comunidade levar nosso grito de basta com o objetivo principal de dar voz aos que não têm voz. É um marco para o movimento e reforça nossa posição de que asfalto e favela devem estar unidos nessa luta. A sociedade civil não pode mais ficar calada e colocar a responsabilidade apenas nos ombros das autoridades. Mudar o quadro de insegurança e violência é dever de todos", diz o diretor-executivo do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa.

Como símbolo da indignação, o Rio de Paz levou o "Placar da Violência" ao ato, para mostrar à população o total de mortes violentas ocorridas entre janeiro de 2007 e setembro de 2009 no Rio de Janeiro. Segundo dados oficiais do Instituto de Segurança Pública, divulgados na última quinta-feira (29/11), mais de 20 mil pessoas foram mortas no período, incluindo crimes de homicídio doloso, autos de resistência, latrocínio e policiais em serviço.

Da redação, com SRZD