Goiânia discute os impactos do pré-sal

Diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, participará de audiência pública para debater “Os impactos da nova matriz energética”, a convite da Comissão Especial Pró-Desenvolvimento da Região Metropolitana da Câmara Municipal de Goiânia.

A audiência pública será realizada na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento foi proposto pelo presidente Comissão Especial Pró-Desenvolvimento da Região Metropolitana, vereador Fábio Tokarski (PCdoB), e pelo professor Romualdo Pessoa, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (Iesa).

Para este debate público, universidade e parlamento municipal se uniram com objetivo de trazer ao conhecimento dos goianos o potencial de riquezas que o pré-sal pode render. Tokarski argumenta que estes dividendos pertencem a todo povo brasileiro, e não somente aos estados onde a matriz energética está depositada.

Até o momento, pesquisadores têm certeza quanto a existência de 13 bilhões de barris de petróleo, localizados 7 km abaixo do leito do mar brasileiro, numa faixa de 800 km entre Espírito Santo e Santa Catarina. Mas estima-se que podem estar armazenados no local até 80 bilhões de petróleo. Caso a menor perspectiva se confirme, já significa que o Brasil tem o dobro das reservas petrolíferas que se acreditava ter.

“Estas riquezas são capazes de transformar o destino do país. Por isso, defendo a divisão eqüitativa dos lucros. Mas esta será uma decisão política, que requer atuação junto ao Congresso Nacional para pressionar e influenciar as decisões”, diz o vereador. A idéia da audiência pública partiu do fato da bancada goiana ainda não ter trazido a discussão para Goiás.

O vereador Fábio Tokarski considera importante que nenhum parlamentar se omita neste debate. “A própria imprensa ainda não se deu conta dos impactos econômicos, sociais e ambientais que o pré-sal trará ao país”, diz. Todos os partidos políticos e sindicatos de trabalhadores e patronais foram convidados a participar do evento.

CONFERENCISTA

Haroldo Lima é Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1963. Foi líder estudantil e opositor ao regime militar, período em que viveu na clandestinidade e foi preso. Anistiado, foi eleito deputado federal pelo PMDB em 1982. Com a redemocratizado o país, o PC do B sai da clandestinidade após 38 anos, e Haroldo Lima torna-se Líder do partido na Câmara dos Deputados. No governo Lula, assumiu a presidência da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Alfredo Mergulhão
Assessor de Comunicação
Gab. Fábio Tokarski – Vereador por Goiânia