Tudo pronto para o congresso dos trabalhadores no Congresso e TCU

Termina neste dia 6 o prazo de inscrição para delegados do IV Congresso do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). "Reiteramos que esta é uma oportunidade ímpar para o livre debate de ideias e proposições de grande interesse para os servidores", afirmou o presidente da entidade, Magno Mello.

Para ser delegado, o candidato deve preencher um formulário e recolher, no mínimo, vinte assinaturas de apoio. “O Sindilegis conta com pouco mais de 12 mil filiados em uma base de 30 mil trabalhadores. É hoje um dos sindicatos mais representativos e atuantes do Distrito Federal”, conta Osmar de Oliveira Aguiar, secretário geral da entidade e dirigente da Organização de Base do PCdoB no Congresso.

“Nossa base do PCdoB pretende levar ao congresso pelo menos dez delegados, dos 60 esperados para o evento”, informa o comunista. Além de Osmar, são comunistas na direção do Sindilegis a suplente Ivonete Alves e o suplente do Conselho Fiscal, Elias Ferreira Lima. “Nossa expectativa é termos mais integrantes na próxima diretoria. Defendemos a ampliação das ações sindicais para abraçar as reivindicações de todas as categorias de trabalhadores do Legislativo, além da defesa dos servidores públicos em geral e da negociação coletiva”, diz Osmar.

Para ele, o congresso sindical deve discutir “as questões inerentes à categoria e ao serviço público e também avaliar a conjuntura nacional, inclusive a crise do Poder Legislativo brasileiro e a estigmatização sofrida pelos trabalhadores do Legislativo. Será também um marco para definir o papel do Sindilegis na valorização do servidor do legislativo e do TCU e em defesa do parlamento como o campo do exercício da democracia”.
O congresso acontecerá de 26 a 29 de novembro, no Hotel Mercure (SHN Qd 5 Bl G) em Brasília/DF.

De Brasília
Carlos Pompe