Tânia Soares é eleita dirigente nacional do PCdoB

A deputada estadual e presidente estadual do PCdoB em Sergipe, Tânia Soares, foi eleita dirigente nacional, durante o 12º Congresso do partido realizado de quinta a domingo em São Paulo, que reuniu 1.100 delegados de todo país.

“Fui eleita pela primeira vez, em 26 anos de partido, como membro do comitê central. É um orgulho muito grande, pois é muito difícil, num partido comunista, uma mulher se escolhida. É preciso ter um compromisso muito forte e entendimento de sua teoria e contribuição a dar para o desenvolvimento do projeto. Tenho orgulho porque sei que a responsabilidade é grande de transformar esse país”, destacou a parlamentar, em discurso hoje (10/11) na Assembleia Legislativa de Sergipe. Além de Tânia, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira foi reconduzido para o comitê central.

Além das eleições internas, foi discutido no 12º Congresso, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto de desenvolvimento nacional. “Pela primeira vez no programa, apontamos não só o socialismo como rumo, mas o caminho para chegar até lá.” E o caminho, na visão da parlamentar, é com alianças com classe operária, trabalhadores, empresariado nacional, as pessoas que produzem nesse país, preservando as conquistas dos trabalhadores brasileiros. Para financiar esse projeto, os comunistas entenderam que a principal vertente é o pré-sal.

Ela destacou que o partido tem um dos seus membros – Haroldo Lima – como presidente da Agencia Nacional do Petróleo (ANP), “e um dos construtores do marco regulatório do pré-sal.” De acordo com Tânia, “nosso país deve fazer do pré-sal estatal público para que as riquezas oriundas dele sejam fator de desenvolvimento, prioridade para os investimentos em todas as áreas, a exemplo de saúde, transporte, habitação”.

A parlamentar lembrou o pronunciamento d o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu destaque ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, citando-o com um dos prefeitos mais importantes do país, responsável por transformar a capital sergipana em uma Paris. “Lula disse que Edvaldo fica pedindo dinheiro, porque quer fazer muito mais”, acrescentou Tânia, ao destacar que Nogueira é “motivo de orgulho para o PCdoB inteiro”. E mesmo com tal comparação feita por Lula, o prefeito continua buscando recursos para resolver os problemas de Aracaju.