Congresso retomará movimento estudantil em Juazeiro do Norte

Neste sábado (14), no Ginásio Municipal, local aonde funciona a Secretária de Educação do Município, lideranças estudantis do Ensino Básico de Juazeiro do Norte realizarão congresso para eleger nova direção do Centro Estudantil Juazeirense (CEJ) e aprovar plataforma de lutas.

O CEJ é uma entidade estudantil que reúne os secundaristas em torno de discussões sobre as bandeiras de luta que são de interesse dos estudantes. Nascida há quase 60 anos a entidade protagonizou momentos históricos como manifestações pelo Fora Collor, por melhorias na educação, por reservas de vagas nas universidades pública entre outras questões.

O movimento estudantil hoje encontra-se em um momento de discussões em torno da conferência nacional de educação que acontecerá no próximo ano precedida de etapas estaduais e que debaterá temas que entidades como o Centro Estudantil Juazeirense – CEJ, Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas – ACES e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES dão contribuição para o fortalecimento de uma política educacional que dê retorno para o povo brasileiro.

Para isso o congresso do CEJ é um fórum deliberativo e necessário para democracia e representação do movimento estudantil, evento que os estudantes elaboram a plataforma de luta da entidade e se envolvem em um processo participativo que deve fazer parte do cotidiano escolar da nossa juventude. O congresso do CEJ marca a retomada do movimento estudantil em Juazeiro do Norte. De acordo com algumas lideranças estudantis, existem muitas entidades que só emitem as carteirinhas de estudantes, mas que não tem representação estudantil e destacam que muitas dessas pessoas não são estudantes, mas empresários. As lideranças dizem também que desconhecem como são eleitos os dirigentes das outras entidades.

Fonte: Blog Cloetivo Camaradas