Sem categoria

ONU: Ação do Brasil contra fome é um sucesso

Relatório da agência da ONU destaca progressos em 31 países, entre eles o programa Fome Zero do Brasil; apesar dos resultados, o estudo ressalta que ainda existem cerca de 1 bilhão de pessoas famintas no mundo.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação revela declínio significativo no número de pessoas mal nutridas desde o início dos anos 90, em 31 dos 79 países monitorados por um relatório da FAO.

É o que mostra o estudo 'Caminhos para o Sucesso', divulgado nesta quarta-feira (11), em Roma, na Itália.

Metade

O texto também destaca os progressos alcançados por 16 nações que já atigiram o objetivo de reduzir pela metade o número de famintos até 2015, ou estão no caminho certo para isso.

O diretor-geral da agência da ONU, Jacques Diouf, analisou os avanços conseguidos em quatro países: Brasil, Armênia, Nigéria e Vietnã.

De acordo com Diouf 'esses exemplos passam uma mensagem de esperança: que a batalha da fome pode ser vencida'.

O relatório ressalta o programa Fome Zero, lançado pelo governo brasileiro em 2003, que inclui a transferência de dinheiro para famílias pobres, principalmente em áreas rurais.

Ações

O estudo menciona quatro ações para o sucesso da redução da fome: a promoção do crescimento econômico e do bem-estar pessoal, alcançar os mais vulneráveis e investir na população pobre rural, assegurar a manutenção dos bons resultados e planejar um futuro sustentável.

Apesar dos resultados, o texto relembra o número histórico de cerca de 1 bilhão de pessoas famintas no mundo.

Durante a apresentação do relatório, Jacques Diouf lançou campanha online e fez um apelo à população mundial para assinar abaixo-assinado para erradicação global da fome.

Os resultados serão apresentados na Cúpula Mundial Sobre Segurança Alimentar, que acontece de 16 a 18 de novembro em Roma.

Mais informações no site: http://www.1billionhungry.org/

Fonte: Rádio das Nações Unidas