Sem categoria

Estados Unidos exigem que Afeganistão elimine a corrupção

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, exigiu nesta quinta-feira (12) ao presidente Hamid Karzai que a corrupção seja erradicada no Afeganistão e que o país tenhha uma responsabilidade maior em cuidar de sua própria defesa.

Clinton fez as declarações em uma coletiva imprensa na cidade filipina de Manila, afirmando que os Estados Unidos esperam que o governo de Karzai "adote medidas que o obriguem a render contas de seus atos e aumentar sua transparência".

A chefe da diplomacia estadunidese visita Filipinas como parte de uma viagem pela Ásia, que a levará também a Cingapura, onde assistirá no fim de semana à cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

"Estamos à espera de que o presidente Karzai demonstre, não só à comunidade internacional mas antes de mais nada a seu próprio povo, que este segundo mandato responderá às expectativas", indicou.

Durante sua estadia de dois dias em Manila, Hillary conversará com as autoridades sobre a cooperação militar e outros assuntos de interesse comum, após o Senado filipino ter pedido, em setembro passado, que o acordo de forças militares seja revisto com os Estados Unidos.

Com informações da Prensa Latina