Sem categoria

"Agenda apertada" de Obama é desculpa para não visitar Hiroxima

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou as cidades de Hiroxima e Nagasaki "a ver navios", após sua chegada ao Japão sob um forte esquema de segurança, formado por 16 mil policiais. O Japão é sua escala inicial de sua primeira viagem ao Extremo Oriente, que o fará participar no domingo, em Cingapura, do Foro de Cooperação Econômica Ásia – Pacífico (APEC) e, depois, o levará à China e à Coreia do Sul.

Hiroxima e Nagasaki foram totalmente destruídas por bomas nucleares americanas, que selaram a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial e haviam pedido que o governante americano as visitassem, aproveitando seu périplo asiático.

O convite ao Prêmio Nobel da Paz estava cheio de simbolismo porque, além do mais, teria sido o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar ambos os lugares. Mas, sua "agenda apertada na Ásia" o livrou do compromisso incômodo.

Ao menos, de momento, porque Obama deixou a porta aberta para uma visita no futuro, ao assegurar que sua presença em Hiroxima e Nagasaki "seria justa".

Em uma recente entrevista na televisão, o atual chefe da administração americana também indicou que "seria uma honra ter a oportunidade de visitar ambos os lugares em algum momento" de sua presidência, mas que "esta vez" não poderia aceitar o convite.

Em agosto de 2010 serão completados 65 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e das tragédias de Hiroxima e Nagasaki, onde morreram mais de 200 mil pessoas no instante da explosão das bombas. As duas cidades voltarão a recordar que são os dois únicos lugares do planeta devastados por armas nucleares, produzidas pelos Estados Unidos.

Fonte: Cubadebate