Sem categoria

Palestinos pedirão apoio à ONU para criação de Estado próprio

Segundo o negociador palestino Sael Erakat a iniciativa diplomática não tem prazo definido e foi tomada por frustração com a negociação com Israel.

Os palestinos pretendem levar sua busca por independência ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, procurando conseguir reconhecimento internacional para a criação de seu Estado próprio, disse no domingo (15) o principal negociador palestino.

"Decidimos nos dirigir ao Conselho de Segurança para tentar obter seu apoio para a criação de um Estado palestino independente que tenha Jerusalém como capital e cujas fronteiras sejam as de junho de 1967, antes da ocupação israelense", declarou à AFP o negociador Sael Erakat.

Saeb Erekat disse que a iniciativa diplomática não tem prazo definido. "Quando estivermos prontos, iremos," disse ele. "Tomamos uma decisão dos ministros do Exterior dos países árabes de buscar a ajuda da comunidade internacional."

"Vamos tentar obter o apoio da União Europeia, assim como da Rússia e de outros países", acrescentou.

Os palestinos atribuíram a iniciativa a sua frustração com a falta de progressos nas negociações de paz com Israel, que estão paradas desde dezembro passado.
Apesar de meses de diplomacia, os Estados Unidos não conseguiram até agora mediar a retomada dessas negociações entre o presidente palestino Mahmoud Abbas e o governo israelense chefiado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O estado de Israel depende econômica, política e militarmente dos Estados Unidos. Sem apoio norte-americano, Israel perderia quase que completamente seu poder de chantagem sobre os países vizinhos, o que torna os Estados Unidos cúmplices diretos da política israelense de impedir a criação de um estado palestino independente.

Da redação,
com agências