Bahia: vereadora Olívia Santana recebe o Troféu Raça Negra

A vereadora de Salvador Olívia Santana (PCdoB) foi uma das personalidades homenageadas no Troféu Raça Negra de 2009, em solenidade realizada no último domingo (15/11), em São Paulo. Destacado como o “Oscar” da premiação de personalidades que tenham contribuído para aumentar a valorização dos negros na sociedade, o Troféu é uma iniciativa da Afrobras, ONG que tem como objetivo trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros.

Olívia Santana foi homenageada na categoria institucional, por toda a sua trajetória política de luta pela questão racial. “É um evento extraordinário de celebração da população negra. Fiquei muito feliz por ser homenageada. E mais ainda por ver tantas pessoas que estão operando Brasil a fora para derrubar as barreiras do racismo e que foram reconhecidas”, declarou Olívia.

Outras personalidades homenageadas com o troféu foram as cantoras Elza Soares, Vanessa da Mata, os músicos Seu Jorge e Marcelo D2; os atores Juliana Alves e Rafael Zulu; os jogadores de futebol Adriano e Marta; as jornalistas Glória Maria, Joyce Ribeiro e Ana Paula Padrão; o governador de São Paulo José Serra, os ministros Edson Santos (Igualdade Racial), Juca Ferreira (Cultura) e Orlando Silva (Esportes). Vale destacar que a jornalista Ana Paula Padrão foi ovacionada ao declarar-se defensora das cotas por entender que o Brasil ainda é extremamente racista.

Segundo a vereadora, um momento de grande emoção na festa foi quando a cantora Leny Andrade foi homenageada. Considerada por muitos como a maior cantora de jazz do Brasil, Leny foi premiada pelo conjunto de sua obra ao longo de seus 66 anos de vida. Discursou sobre a importância de um evento daquele porte para a população negra e expressou sua felicidade por estar presente. “Após o recebimento do prêmio, ela cantou com a alma, emocionando todos os presentes”, acentuou José Vicente, o anfitrião da festa.

Na ocasião, também foi assinado um acordo entre diversas instituições e o governo do estado de São Paulo e o governo Federal, a fim de realizar programas de capacitação da juventude negra. O objetivo é inserir os jovens negros no mercado de trabalho. O evento homenageou também o cantor Michael Jackson, falecido este ano.

Da redação,
Com informações da Ascom do gabinete da vereadora Olívia Santana