Comunistas têm participação vitoriosa na I Confecom-DF

 Os comunistas participaram da I Conferência de Comunicação do Distrito Federal de forma organizada e tiveram uma presença marcada pela busca de unidade do setor popular. Esta é a avaliação do secretário distrital de comunicação do PCdoB, Carlos Pompe, que acompanhou, ao lado dos camaradas, o evento, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Os comunistas estão entre os 23 delegados escolhidos para representar o DF na Conferência Nacional.

Confecom-DF
Para Pompe, a conferência foi exitosa pela participação de todos os setores que foram convocados. O dirigente lembra que houve um enfrentamento entre os representantes da sociedade civil, que defendiam a ampliação da democracia dos meios de comunicação, e o setor do empresariado, que buscam o controle empresarial da comunicação. “Essas manifestações foram colocadas no plenário, foram discutidas democraticamente e houve nas votações uma vitória incontestável dos que defendem a ampliação do direito de comunicação”, comemora.
 
O secretário de comunicação avalia que o PCdoB saiu bem-sucedido do evento. “Tivemos uma participação vitoriosa e que abre caminho para uma continuidade de trabalho do Partido na defesa da democratização da informação justo a esses setores no Distrito Federal”.
 
Propostas
 
Os camaradas presentes no evento apresentaram as 7 propostas do Vermelho e foram todas incorporadas às que serão apresentadas na Conferência Nacional. O jornalista Gustavo Alves, um dos representantes do Vermelho, também eleito como suplente de delegado, tem a mesma avaliação de Pompe.
 
Gustavo lembra que, nos quase 50 anos de construção da Capital Federal, este é o primeiro espaço para se discutir comunicação social. Segundo ele, no DF, a relação promíscua da mídia com o poder é muito maior. “Nós consideramos que somente a realização do evento já é uma vitória. Os donos da mídia foram obrigados a discutir com a sociedade civil de forma clara”.
 
 
De Brasília,
Alberto Marques