Sem categoria

Cuba faz 1º exercício bélico desde que Obama chegou ao poder

As Forças Armadas de Cuba deram início, nesta quinta (26), a seu exercício militar estratégico "Bastión", o maior dos últimos cinco anos e que tem objetivo de treinar as tropas para um eventual confronto com os Estados Unidos, segundo fontes oficiais. É o primeiro exercício desde que o presidente americano, Barack Obama, chegou à Casa Branca.

As autoridades cubanas disseram que a manobra bélica, que durará três dias e abrangerá toda a ilha, é uma "necessidade de primeira ordem", já que continua o "confronto entre Cuba e o império (em referência aos EUA)".

"Apesar dos gestos de aproximação dos dois países desde que Obama chegou à presidência dos EUA, em janeiro, Havana e Washington seguem sem relações diplomáticas, a retórica de enfrentamento não diminuiu e o bloqueio econômico americano que rege há meio século continua vigente", afirma o site oficial Cuba Debate sobre o assunto.

De acordo com o segundo chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas de Cuba, o general Leonardo Andolfo, o exercício aumentará a "capacidade dissuasiva" da ilha para evitar um confronto militar, porque "não há melhor maneira de ganhar uma guerra que a evitando".

Citado pela imprensa oficial, Andolfo assegurou que será "o exercício militar mais importante dos últimos cinco anos" e que, devido à crise econômica, "se desenvolverá com austeridade, mas com eficiência". Haverá manobras e exercícios táticos e de comando, com tropas no terreno, incluindo movimentos de forças, práticas de artilharia, voos da aviação e outras ações, informou a agência estatal AIN.

O exercício "Bastión" tem o objetivo de "treinar dirigentes, chefes e órgãos de direção e de comando" para "elevar a disposição do país para a defesa e a preparação das tropas para enfrentar as diferentes ações do inimigo", apontou o jornal Granma, porta-voz do governante Partido Comunista.

Com agências