Sem categoria

Japão aprova lei de indenização a vítimas de bombas atômicas

O parlamento do Japão aprovou nesta terça-feira (1/12) uma lei de indenização aos que ainda sofrem sequelas das bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em agosto de 1945.

A Câmara de Representantes aprovou a legislação, que na véspera recebeu o sinal verde do Senado, informou a agência de notícias Kyodo News.

A lei, cuja entrada em vigor está prevista para 1 de abril de 2010, destinará um fundo de 300 milhões de ienes (2,3 milhões de euros) para compensar os japoneses que sofrem as consequências da radiação e que perderam suas demandas judiciais contra o Estado quando reclamaram uma indenização.

Ao iniciar o período de sessões na Dieta, o primeiro ministro japonês, Yukio Hatoyama, prometeu que ampliará o alcance dos auxílios para os que padecem de diversas enfermidades em consequência à exposição à radiação nuclear.

As bombas nucleares lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroxima e Nagasaki causaram 120 mil mortos no momento da explosão e outras 500 mil vítimas nos anos seguintes.

Atualmente, existem no arquipélago 270 mil hibakushas, como são conhecidas as vítimas dessa tragédia.

Os hibakushas sofreram desfiguração física e outras doenças provocadas pela radiação, tais como o câncer e a deterioração genética, que afeta gerações posteriores.

Durante anos, a população japonesa pensou que as doenças dessas pessoas poderiam ser contagiosas, causando assim, além da dor física e psicológica, a discriminação social dos afetados.

Com informações da Prensa Latina