Sem categoria

Obama anunciará nova estratégia para ocupação do Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revela nesta terça-feira (1/12) a nova estratégia do país para a ocupação do Afeganistão conduzida pelo Pentágono, embora diversas fontes já tenham dito que se trata de um aumento no número de tropas ocupantes do país.

Nesta terça-feira, Obama comparecerá à Academia Militar de West Point, em Nova York, para explicar sua resposta oficial a um pedido de unidades adicionais no país asiático, de acordo com fontes na Casa Branca.

O presidente americano já teria informado, na segunda-feira, sua decisão a um grupo de autoridades nacionais e personalidades estrangeiras e a mídia especula que a mobilização militar deverá contar com cerca de 34 mil soldados.

Obama adiantou sua resolução à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao secretário de Defesa, Robert Gates, ao chefe do Comando Conjunto, Michael Mullen, e ao comandante das tropas ocupantes do Afeganistão, o general Stanley McChrystal.

Segundo a emissora de televisão CNN, o aumento de tropas compreenderá, entre outros elementos, oito mil marines, cinco mil soldados de apoio logístico e sete mil reservistas.

De acordo com porta-vozes do Gabinete Oval, o presidente americano também revelou sua medida para o premiê italiano Silvio Berlusconi, para o presidente francês Nicolas Sarkozy e para o premiê britânico Gordon Brown.

Há nove meses Obama escolheu o general McChrystal para dirigir as tropas do Pentágono e seus aliados na nação ocupada, onde Washington já perdeu 850 militares desde 2001.

Fonte: Agência Prensa Latina