Prefeito sanciona Lei que cria o Dia do Músico em Vitória

O Prefeito de Vitória, João Carlos Coser, sancionou a Lei 7832 de autoria do vereador Namy Chequer (PCdoB) que institui em Vitória o Dia Municipal do Músico a ser comemorado anualmente em 19 de julho.

Maurício de Oliveira - Zumerle

A escolha da data não se deu por acaso. Esta é mais uma homenagem a Maurício de Oliveira, nascido em Vitória em 19 de julho de 1925. Exímio violonista, Maurício tocou desde criança. Filho de pescador passou a infância na Praia do Suá. Estreou aos 14 anos de idade, tocando violão e cavaquinho, na Rádio Clube do Espírito Santo, hoje, Rádio Espírito Santo.

Em 1955, em Varsóvia, conquistou o 2º lugar no "Festival Internacional do Violão". Ganhou o "Prêmio Troféu Villa-Lobos" pela interpretação da obra violonística do maestro Villa-Lobos. Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo.

Suas composições mais conhecidas são "Canção da paz", "Contando estrelas", "Mexe-mexe" e a valsa "Luiza", todas incluídas no LP "Canção da Paz". Gravou vários LP's, sempre interpretando obras de mestres como Ernesto Nazareth e Villa-Lobos.

Este é mais um reconhecimento do povo de Vitória ao Mestre Maurício de Oliveira que faleceu em 1º de setembro.

Marcelo Zumerle,
Da Redação de Vitória.