Eleito novo presidente estadual do PCdoB de Goiás
Com 95% dos votos válidos do Comitê Estadual de Goiás, o vereador de Goiânia, Fábio Tokarski elegeu-se presidente estadual do PCdoB. A eleição aconteceu no último sábado, 5 de dezembro, na sede do Sint-Ifesgo (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Goiás).
Publicado 06/12/2009 12:02 | Editado 04/03/2020 16:43

A primeira parte do encontro tratou das resoluções do 12º Congresso Nacional do PCdoB. Também foi apresentado um balanço das conferências nos municípios goianos. A mesa diretora aprovada em plenário era formada pelos secretários estaduais de Formação, Geovana Reis; de Organização, João Guimarães; de Finanças, Honório Ângelo; pelo presidente Luiz Carlos Orro, além de Tokarski.
À tarde, o debate continuou. Foram apresentadas as normas do sistema de organização e funcionamento do PCdoB e uma proposta de nomes para próximos membros da Comissão Política do PCdoB no estado (que exerce trabalho de direção política, de ação de massas e de estruturação do partido).
O então presidente do PCdoB, Luiz Carlos Orro, em reuniões passadas, já havia colocado a disposição de alternância de cargo, pois além de presidente estadual do PCdoB assume ainda o cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer de Goiânia e é membro do Comitê Nacional do PCdoB. “Pensando na alternância de cargos e na visibilidade que o Fábio tem, proponho o nome dele para presidente do Partido. Estou convicto que esse é o melhor caminho para o PCdoB em Goiás”, afirmou Orro.
Eleições
.jpg3407.jpg)
Sobre a perspectiva de partido, o novo presidente disse que nessa quadra a grande tarefa é colocar na prática as resoluções do 12º Congresso. “Foi um congresso vitorioso e abre uma fase inteiramente nova, na medida que ele tem um conjunto de propostas para abordar com mais consistência a realidade política brasileira".
Segundo Torkaski, "a realidade política brasileira é um cipoal complexo. O Congresso Nacional, por exemplo, deve respostas à população brasileira e na medida que não realiza uma reforma política efetiva perde no campo democrático; é este o grande emaranhado eleitoral que trava o desenvolvimento do Brasil”.
Para ele, a luta política de 2010 é um teste importante para o Brasil e para Goiás. “E o PCdoB vai participar em todas as fases desta disputa política, vai participar da coligação nacional e localmente; já estamos discutindo com as forças políticas.”
Sobre outras tarefas partidárias, o novo presidente do PCdoB acredita que dará um novo oxigênio para o funcionamento do PCdoB em Goiás, e segundo ele, esse funcionamento requer a sua vida orgânica densa, organizada e cotidiana. “É preciso fazer com que os militantes que já participam possam incorporar ao cotidiano deste debate novos filiados e antigos filiados que não estão na prática militante e fazer com o que o partido, com essa energia militante, se insira cada vez mais nas lutas dos movimentos sociais".
Torkaski lembrou que "temos várias lutas sociais em curso e de tipo novo: são movimentos afirmando a luta por direitos e não só contestando ações. Isso porque nos temos um governo no país que consegue promover mudanças, mas que também precisa avançar como é o caso da política macroeconômica”.
De acordo com Fábio Tokarski, colocar em funcionamento o PCdoB que está organizado em 80 municípios é tarefa primordial. “E para isso precisamos conclamar cada militante a conhecer em profundidade as resoluções do 12º Congresso, estudá-las e compartilhá-las com a sociedade. Mostrar para a sociedade goiana que o PCdoB tem projeto, tem capacidade de diálogo e capacidade de colocar propostas, como o desenvolvimento com distribuição de renda, com equilíbrio ambiental, com participação política e afirmação da democracia. São varias lutas que estão no curso imediato, desde auxiliar e incentivar a juventude a participar do congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a UBES e também a participação nessa grande Conferência Nacional de Comunicação. Preparar o partido para participar das eleições em 2010 e fortalecer organicamente e materialmente o partido são tarefas fundamentais”, finaliza.
Veja a seguir a nova comissão política do PCdoB-GO:
1. Presidente: Fabio Tokarski
2. Vice-presidente: Nivaldo dos Santos
3. Secretário de Organização: Honório Ângelo da Rocha
4. Secretário de Finanças: Luiz Carlos Orro
5. Secretária de Formação: Geovana Reis
6. Secretária de Comunicação: Eliz Brandão
7. Secretária Sindical: Ailma Maria de Oliveira
8. Secretário de Movimentos Sociais: Virgilio Alencar
9. Secretário Institucional: João Guimarães
10. Secretário de Juventude: Jordeni (Toquinho)
11. Secretária de Mulheres: Lúcia Rincon
12. Membro: Nei Silvio
13. Membro: Elizangela Lima
14. Membro: Vinicius Cirqueira
15. Membro: Jorge Ricardo Arantes
16. Membro: Edsaura Maria Pereira
De Goiânia,
Eliz Brandão
Fotos: Hedmilson Ornellas