São Luis: Educadores comunitários recebem Formação Continuada

Acontece neste sábado, 12, a terceira etapa do II Encontro de Formação Pedagógica de Educadores Comunitários de São Luís, promovido pelo Instituto Hugo Reis (IHR) com apoio da Vereadora Rose Sales.

O Encontro, que tem como tema “Aprendendo e ensinando: educadores comunitários e sua formação continuada”, será realizado no auditório da Assembleia Legislativa (Cohafuma), das 08 às 12h e vai reunir autoridades em educação e cerca de 120 educadoras(es) comunitárias(os) de São Luís e Zona Rural.
Essa terceira etapa encerra o II Encontro, que desde a sua primeira edição tem como objetivo qualificar o corpo de educadores comunitários de São Luís, a partir dos conteúdos propostos no coletivo, para gerar melhor eficiência no fazer educativo. Na programação haverá as palestras “Gestão de Sala de Aula” e “Educação Especial”, seguidas de debates, entrega de certificados e distribuição de livros didáticos para as escolas participantes da Formação.
Formação Continuada – Preocupado com questões sociais determinantes para o desenvolvimento social e humano das famílias beneficiadas por suas ações, o Instituto Hugo Reis percebeu a fragilidade pedagógica nas atividades escolares desenvolvidas por escolas comunitárias do município de São Luís. Para colaborar com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem de inúmeras crianças atendidas por essas escolas, propôs a realização de Formação Continuada para os profissionais da educação comunitária.
Em fevereiro de 2008 foi realizado o I Encontro de Formação Pedagógica de Educadores Comunitários beneficiando diretamente 50 professores de 13 comunidades. Em 2009, com uma metodologia diferenciada, o II Encontro foi realizado no mês de fevereiro, tendo como subsequência 03 (três) etapas (junho, setembro e dezembro) e atendeu 150 professores de 23 comunidades, beneficiando a educação de cerca de 5.000 alunos da educação comunitária.
Para 2010 deverão ser atendidos cerca de 300 professores beneficiando 9 mil alunos usuários das escolas comunitárias do Município de São Luís, buscar parcerias e realizar acompanhamento técnico-pedagógico junto às escolas atendidas pela Formação Continuada.
(Ascom Rose Sales)