Jô lamenta morte do ex-ministro JamiL Haddad

A deputada federal Jô Moraes enviou mensagem de condolências à família e ao PSB, partido político do ex- senador, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde do governo Itamar Franco (1992-95), Jamil Haddad, que morreu na madrugada de hoje, vítima de infarto.

Jamil Hadad - .

 “Haddad foi um dos grandes batalhadores pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) esta grande conquista do povo”, disse.

A parlamentar destacou ainda outra iniciativa do médico: a introdução dos medicamentos genéricos, que hoje é uma realidade no País. Foi na gestão de Itamar Franco, tendo Haddad como ministro da Saúde, mais precisamente em abril de 1993, que foi assinado o Decreto 793, criando os medicamentos genéricos no País.

Com isso, os médicos passaram a prescrever remédios com os nomes do princípio ativo e não os nomes fantasias, dos laboratórios, em sua maioria multinacionais. Uma determinação que passou a ser regra no âmbito do SUS. A iniciativa barateou os preços e ampliou o acesso das camadas mais pobres aos medicamentos, além de permitir que a maioria desses medicamentos pudesse ser fabricada no País. “Perdemos um brasileiro muito especial: justo, sensível, dotado de um grande espírito socialista, democrata por natureza”, diz Jô Moraes em sua mensagem. Haddad era presidente de honra do PSB.