Impeachment e CPI de Arruda só em 2010
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) entrou em recesso nesta quarta-feira (16). Porém, foi aprovada convocação extraordinária da Casa a partir de 11 de janeiro de 2010 para tratar dos pedidos de impeachment do governador José Roberto Arruda e da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as denúncias de corrupção no governo. Novas manifestações populares estão marcadas.
Publicado 16/12/2009 09:56 | Editado 04/03/2020 16:42

O anúncio da convocação extraordinária foi feito pelo presidente em exercício da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT). A convocação contou com a assinatura de 16 deputados distritais. A sessão foi encerrada às 3h desta quarta. Também ficou para janeiro a definição da nova composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Após o fim das atividades na madrugada, manifestantes atiraram caixas de pizza nos carros de alguns deputados distritais que saíam do local. O 3º Batalhão da Asa Norte, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), mobilizou 150 homens para conter os manifestantes. Os policiais negociaram para que as caixas de pizza atiradas nos carros ficassem vazias. Assim, foi evitado confronto.
Ainda ontem, o governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) se reuniu com deputados distritais da sua base de apoio para, segundo Eliana Pedrosa, líder do DEM na Câmara Legislativa, pedir pressa na "aprovação de projetos" que tramitam na Casa. Além dela, almoçaram com o governador o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) e o deputado Rôney Nemer (PMDB). Mas os três deputados preferiram não dizer quem mais participou do rega-bofe. "Vamos deixar as pessoas dizerem por si mesmas", desculpou-se Pedrosa.
Calendário de manifestações
Durante a terça, manifestantes voltaram à Câmara Legislativa, mas foram impedidos de chegar à galeria reservada ao público. Cinco manifestantes chegaram a ser retirados à força da Câmara. Um disse ter sido agredido por policiais. Devido à pressão, Cabo Patrício anunciou a liberação da galeria e pediu reforço policial na porta do plenário.
Após a entrada, os pouco menos de 20 manifestantes começaram a bater no vidro à prova de som que separa o plenário da galeria. Eles tiraram as meias em referência o presidente afastado da Casa, Leonardo Prudente (DEM).
O Movimento Fora, Arruda! divulgou seu calendário de atividades. Hoje, quarta-feira, manifestação às 12h na Praça Zumbi dos Palmares no Conic e Assembléia Popular de "Fora, Arruda!". Às 18 horas, Bicicletada Fora, Arruda!, saída da Praça das Bicicletas, no Museu da República.
Quinta-feira, dia 17, mobilização contra as licitações do setor Noroeste, às 9h, na Terracap. Às 10 h, em Taguatinga, concentração na Praça do Bicalho e caminhada até o Buritinga. E sexta-feira, dia 18, às 12h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic, nova Assembléia Popular de "Fora, Arruda!"
Carlos Pompe, de Brasília