Jô sauda estudantes secundaristas e valoriza papel da UBES

Depois de participar do ato político “em defesa de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação”, no último final de semana, no Estádio do Mineirinho, em BH, durante o 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES),

Yann Evanovick - Pedro Leão

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi à tribuna da Câmara destacar a iniciativa da juventude brasileira. Ela lembrou que a entidade, que conta com 61 anos de existência, incorporou 6 milhões de estudantes, 22 mil escolas e agregou no processo de mobilização de seu congresso, 2.500 delegados.

"A importância de essa juventude se incorporar ao debate do pré-sal é a demonstração maior de que a sociedade brasileira tem de estar voltada à criação de alternativas para esses jovens”, alertou.

Construção

Segundo a parlamentar, a UBES junto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), vem cumprindo efetivo trabalho de fazer com que a juventude participe efetivamente da construção de um novo Brasil.

“Estive presente ao Congresso e, com muita emoção, pude apreciar o entusiasmo daquela juventude que, de braços erguidos, cantou o Hino da Independência e, emocionada, determinada, colocou-se à disposição de ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”, relatou.

“Essa visão de uma juventude que incorporou delegados e delegadas de 15 a 20 anos, essa demonstração de que, em cada escola, em cada unidade do País, os jovens se dedicaram a pensar, a imaginar que País lhes será oferecido, e a ter como foco uma visão central de que se não tivermos educação como uma prioridade fundamental, nós não poderemos avançar”, disse.

Jô Moraes participou do ato político no Mineirinho, junto com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; o presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Haroldo Lima, o deputado federal e presidente do PT mineiro, Reginaldo Lopes; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Miranda; a secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo; os deputados estaduais Carlin Moura e Carlos Gomes, entre outras autoridades, além representantes e lideranças do setor de ensino e estudantil.

No evento, Jô Moraes lembrou a importância de os estudantes estarem unidos e de cobrarem dos parlamentares uma ação incisiva que garanta parte dos recursos do fundo do pré-sal para a educação. Como forma de reafirmar a importância da destinação dos recursos para o setor, foi realizado um ato simbólico de partilha com a entrega de uma miniatura de barril de petróleo aos membros da mesa e a um estudante de cada estado do País. No congresso, os estudantes elegeram o novo presidente da UBES, o amazonense de 19 anos Yann Evanovick.