Sem categoria

PCdoB já tem mais de 251 mil filiados, segundo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou recentemente o número oficial de filiados ao PCdoB: são 251.198 pessoas em todo país. O partido tem crescido cerca de 50% entre cada um de seus congressos, realizado a cada quatro anos. No 12º Congresso, ocorrido em novembro de 2009, mais de 102 mil pessoas foram mobilizadas de Norte a Sul.

Os dados divulgados pelo TSE mostram ainda que São Paulo é o estado com maior número de filiados ao partido, com 52.071, o que equivale a pouco mais de 20% do total do PCdoB em todo Brasil. Em seguida vem a Bahia, com 25.450 (10%) e Rio de Janeiro, com 18.762 (7,5%), colado a Minas Gerais, que apresenta 18.658 (7,4%).

Na avaliação de Walter Sorrentino, secretário de Organização do PCdoB, o ano de 2009 “foi extraordinário para o Brasil, para o povo brasileiro, o governo Lula e o PCdoB. Apesar da crise, o país e o povo estão mais autoconfiantes”. Segundo ele, “o PCdoB participou ativamente da construção desse cenário” e “colhe resultados, como esse de seu crescimento, em qualidade e quantidade”.

Novos desafios

Em entrevista recente concedida por Sorrentino ao Partido Vivo antes da divulgação desses números, o dirigente salientava que “o PCdoB ainda é um partido pequeno” para lutar pelas teses aprovadas no 12º Congresso, particularmente no Programa Socialista. “É um partido médio do ponto-de-vista da ação social e de sua organização, mas do ponto de vista eleitoral ainda é modesto, de modo que deve persistir a orientação de se abrir suas portas para fortalecê-lo política e eleitoralmente e, ao mesmo tempo, fazer um grande esforço ideológico e organizativo para formar uma militância comunista de fato”. Para ele, “este é o maior desafio da nova direção no próximo período. Acredito que se alcançarmos mais uma vitória popular nas eleições de 2010, podemos ser um partido de 500 mil membros ou mais. O PCdoB é um partido que está preparado para crescer”.

Mesmo partindo de uma análise realista, Sorrentino está animado com os números, que em síntese demonstram que o esforço dos comunistas em ampliar suas fileiras tem mostrado resultados consideráveis. “Já somos 251 mil filiados no TSE! E a cada dia novas personagens vêm se somar a essa grande gesta de um Brasil soberano, democrático e de progresso social. Em 2010, isso vai continuar, podem anotar”, finalizou.

Acompanhe abaixo quadro geral do PCdoB pelo país.

Da redação