Após dez anos, Salvador terá Plano Municipal de Educação

Depois de dez longos anos, Salvador ganhará finalmente um Plano Municipal de Educação (PME). O documento, aprovado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (21/12), vai reger a educação na capital baiana, do ensino infantil ao superior, nos próximos dez anos. O plano é fruto de audiências públicas e debates com a população, promovidos pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sob a presidência da vereadora Olívia Santana (PCdoB).

“A aprovação do PME representa um grande avanço para a educação em Salvador, já que define metas para todos os níveis de ensino, do infantil ao superior. Além disso, tira a cidade da vergonhosa situação de ser a única capital brasileira a não ter um Plano Municipal de Educação. Agora, vamos para a Conferência Nacional de Educação mais fortalecidos, com um plano que atende aos critérios definidos pelo Ministério da Educação e Cultura”, afirmou Olívia Santana.

A vereadora salientou ainda o processo de construção do plano, que contou com a participação ativa da população. “A Comissão de Educação realizou audiências públicas nos bairros e um seminário para envolver a sociedade na discussão. O saldo foi vitorioso, com a participação de estudantes, lideres comunitários, pais, professores e outros profissionais da área de educação no debate. Durante este processo foram apresentadas dezenas de emendas ao texto proposto pelo Executivo e 33 delas foram aprovadas e farão parte do PME”, explicou a vereadora.

Segundo Olívia, o plano apresentou avanços em vários aspectos, com destaques para o campo da educação infantil, que será fortalecido, e do ensino superior, onde será criado o “Prouni Municipal”. “A proposta é de que as faculdades particulares em débito com a Prefeitura possam acertar as contas através da concessão de bolsas para alunos oriundos da população mais carente”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa