Sindicato dos Servidores de Petrolina se filia a CTB

Nesta segunda-feira (21), O Sindicato de Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) decidiu com 70% dos votos filiar-se a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB. A votação foi realizada em assembléia que aconteceu no Centro de Convenções de Petrolina e contou com a presença da CTB e da Central Única de Trabalhadores-CUT.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, Wildes Marileia (Lea), a idéia de o sindicato se filiar a alguma central já vinha sendo discutida na gestão passada. Recentemente ficou decidido pela categoria que seriam chamadas as centrais a fim de que elas se apresentassem para então haver a decisão de qual seria a escolhida.

Na ultima assembléia foram realizados debates sobre questões significativas para os sindicalistas e a CUT mais a CTB apresentaram suas propostas. Para a maioria dos filiados, representantes das associações e das organizações de base que estavam presentes a abordagem da CTB foi mais convincente. “Além dos princípios e bandeiras que a CTB levanta, a abordagem na plenária foi muito valiosa porque houve a participação de todos. Estamos convencidos que tomamos a decisão certa porque a CTB tem as características e o perfil que defendemos,” ressaltou a presidente do Sindicato, Lea.

As questões burocráticas já estão sendo resolvidas pela diretoria do SINDSEMP. Wildes Marileia está na presidência há 6 meses, mas esteve por 3 anos como secretária geral, ela é a primeira mulher a presidir o sindicato composto por 3.204 filiados.

Segundo o secretário de imprensa e comunicação-adjunta da CTB-PE, Daniel Max, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Petrolina entendeu que a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tem compreendido as principais causas sindicalistas do país e vem se envolvendo em atividades importantes para os trabalhadores. Essa filiação é muito significante para a central porque Petrolina é uma cidade que está se desenvolvendo e ganhando destaque no Brasil e no exterior, já que é reconhecida pela suas exportações de frutas e vinhos. Neste mês de dezembro a central está completando dois anos de existência, mas em sua recente história a direção ressalta que o ano de 2009 foi marcado por muitas lutas e notáveis êxitos, principalmente diante da crise mundial do capitalismo.

Do Recife,
Elaine de Paula.