Sem categoria

PCdoB protesta contra suspensão de indenização a camponeses

Em nota assinada pelo presidente Renato Rabelo, o PCdoB manifesta seu repúdio à decisão do juiz José Carlos Zebulum que suspendeu o pagamento de indenização referente à anistia política concedida pelo Ministério da Justiça a 44 camponeses perseguidos pelos militares durante a guerrilha do Araguaia. O partido espera que “a decisão final seja de revogar esta absurda sentença e reativar as indenizações aos camponeses”, diz a nota publicada a seguir.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta o seu protesto contra a injusta e ilegal decisão adotada pelo juiz federal do Rio de Janeiro, José Carlos Zebulum, determinando a suspensão do pagamento das indenizações de 44 camponeses beneficiados pela anistia.

O juiz, sem qualquer consulta à Comissão de Anistia, tomou sua decisão sem procurar se informar das consequências da ação dos militares sobre a vida destes camponeses, na época da Guerrilha do
Araguaia. Muitos foram torturados, presos, expulsos de suas terras, ficando sem condições de sobrevivência e hoje permanecem com sérias sequelas.

Esta ação foi impetrada por um assessor do deputado estadual Fábio Bolsonaro, filho do deputado Jair Bolsonaro, conhecido defensor do regime ditatorial implantado em 1964 e das suas ações mais desumanas e cruéis.

A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da decisão do juiz. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e todos os defensores da democracia e dos direitos dos trabalhadores esperam que a decisão final seja de revogar esta absurda sentença e reativar as indenizações aos camponeses

Brasília, 13 de janeiro de 2010
Renato Rabelo
Presidente Nacional do PCdoB

Saiba mais: AGU contesta ação que suspendeu pagamento dos anistiados