PCdoB e PT do Tocantins realizam primeira conversa de 2010

 

 Os presidentes estaduais do PCdoB, Nilton Barbosa, e do PT, Doniseti Nogueira, se reuniram nesta terça para debater as situação política estadual e as iniciativas dos dois partidos tendo em vista as eleições gerais deste ano. A reunião contou ainda com os Secretários Gerais e de Relações Institucionais dos dois parttido, além do Portal Vermelho e a secretária de comunicação do PT. A reunião transcorreu em clima de cordialidade visto que é a primeira das duas agremiações com o objetivo de discutir o processo eleitoral e as observações com relação a conjuntura política tocantinenese nos últimos meses.

 
O presidente do PCdoB lembrou que apesar dos comunistas não terem parlamentares estaduais e federais no Tocantins o PCdoB tem uma tragetória histórica muito rica e diferenciada dos demais partidos, tem uma experiência recente privilegiada e que o Partido jogará papel na sucessão estadual. Nilton disse ainda que o princicipal elemento da tática atual dos comunistas é a manutenção das forças de apoio ao presidente Lula no Planalto, deixando claro que o PCdoB se empenhará na unidade das forças de apoio à candidatura da ministra Dilma Roussef, que hoje contam com mais de uma pré-candidatura no Tocantins. Para Nilton tendo como norteador a política nacional do Partido os tocantinenses devem buscar ampliar e unir estas forças em torno de uma candidatura que garanta um palanque único para Dilma no Tocantins. O PCdoB irá neste sentido buscar uma participação efetiva no processo sucessório, qualificando uma grande chapa de deputados estaduias, federais e também paricipação na chapa majoritária.
 
O presidente petista lembrou que os dois partidos tem uma longa tragetória de afinidades e busca pela formação de uma unidade das esquerdas desde de a primeira eleição do estado. Para Doniseti o PT, o PCdoB, e também, PDT e PSB têm juntos a possibilidade de jogar papel decisivo e ganhar as eleições deste ano. Ao lado disso o PT tem buscado o apoio do governo estadual à candidatura de Dilma para presidente e Raul Filho governador, buscando assim a unidade com PMDB e PR, este último ganhando atenção especial. O PT tem se esforçado e definido como prioridade no momento o fortalecimento da agenda de Raul Filho pelo interior do estado, onde os petistas buscam subsídios para formatação de seu plano de governo. Sendo assim o PT buscará em fevereiro a construção de uma agenda mais afirmativa de Raul Filho com as diversas agremiações que fazem parte da base de Lula e uma maior aproximação com os partidos de esquerda no Tocantins. Novas reuniões devem acontecer em fevereiro.