Piauí será o estado com maior volume de obras este ano

“O Piauí terá, em 2010, o maior volume de obras do meu mandato”. A declaração foi feita pelo governador Wellington Dias, na manhã desta terça-feira (19), durante entrevista.

Lembrando as dificuldades do Estado em 2003, quando assumiu, o governador disse que, este ano, os investimentos do governo federal e recursos próprios serão superiores a R$ 2 bilhões. “São obras que vão mudar o perfil do Piauí, como o Porto de Luiz Correia e a Ferrovia Transnordestina.”

Segundo Wellington Dias, todas as regiões do Estado receberão obras como rodovias, energia, habitação, água e saneamento. “Em 2003, o Piauí dispunha só de 42 milhões de reais para investimentos. Em 2009, já aplicamos de recursos próprios mais de 500 milhões de reais e, este ano, vamos investir muito mais”.

Reafirmou que em 2010, responsabilidade é a palavra de ordem e disse que pretende encerrar o ano melhor do que nos anteriores. ”Vamos terminar as obras que começamos e iniciar outras, para que o meu sucessor não encontre o Estado parado. Também vamos deixar projetos em andamento”.

Entre os projetos que pretende incluir no próximo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), cita a hidrovia do rio Parnaíba e as estradas de ferro Teresina-Luiz Correia e Teresina-Paulistana-Divisa com Pernambuco, e várias barragens.

Sobre se já sente a sensação do dever cumprido, Wellington Dias reconhece que não conseguiu fazer tudo, mas garante que fica satisfeito ao olhar para trás e observar as realizações de seu governo. “No setor de rodovias, por exemplo, fizemos muito mais do que imaginávamos, e assim foi na educação, na saúde, em habitação, em energia…”

 

Para ele, se o Piauí prosseguir na mesma direção até o final da próxima década será um Estado desenvolvido. “Todo dia agradeço a Deus por ter permitido que fizesse tanto”, concluiu.