Ato Público: “Declare guerra a quem finge te Amar!”

Nestes últimos dias temos acompanhado uma triste pagina da história amapaense orquestrada pela Assembléia Legislativa, em pleno ano eleitoral esta instituição fez cortes inaceitáveis em setores cruciais para o crescimento do Estado do Amapá, tais como educação, saúde, segurança pública e cultura.

Delegação do Amapá no CONUBES
Desta feita, é com perplexidade que a sociedade amapaense recebe a tal proposta orçamentária desta casa. São inaceitáveis os cortes realizados e isto requer mobilização social e posicionamento firme dos diversos setores saciedade civil organizada.
A educação foi à principal área afetada, pois da Secretaria de Estado de Educação – SEED foram cortados de seu orçamento anual o valor de R$ 14.355.546,00. Sendo que os recursos da educação são vinculados constitucionalmente, essa medida irá interferir nos repasses dos caixas escolares e nos projetos de todas as escolas estaduais.
A Universidade do Estado do Amapá – UEAP que desde sua implantação vem se expandindo de maneira favorável, e com aprovação do plano diretor para a construção do novo campus tem o corte de 6.584.000 em seu orçamento, prejudicando a qualidade do ensino prestado por essa instituição e a sua expansão.
O Diretório Central dos Estudantes da UEAP – DCE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e a União Nacional dos Estudantes – UNE em conjunto com diversas entidades estudantis e do movimento social realizarão no dia 21 de janeiro (quinta-feira), a partir das 10h, em frente à Assembléia Legislativa, um ato público em repúdio a proposta da A.L. e a favor do veto do governo do estado para garantir os direitos dos cidadãos amapaenses.
A sociedade amapaense não deve aceitar e não pode ser mero espectador!
De Macapá Thiago de Oliveira