Lula e Dilma chegam a Pernambuco para a 1ª visita do ano

Com a popularidade em alta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao seu Estado natal para cumprir três compromissos na próxima quarta-feira, dia 27.

lula e4 dilma

O petista desembarcará em Pernambuco para sua primeira visita oficial, em 2010, justamente no período em que PT e PSDB engrossaram os ataques na preparação para o pleito de outubro. Ele trará consigo, debaixo da asa, a ministra-candidata Dilma Rous­seff (PT/Casa Civil), que ainda não decolou nas pesquisas. A agenda do presidente é administrativa, mas, como tem feito ao longo de suas passagens por aqui, Lula deve politizar a visita ao comparar seus feitos aos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na primeira reunião ministerial do ano, realizada na última quinta-feira, em Brasília, Lula detalhou aos auxiliares como deve ser a estratégia eleitoral neste ano. Para o petista, a disputa com a oposição deve ser na base do “quem sou eu, quem és tu”, fazendo uma compara­ção com as gestões tucanas. Em 2009, Lula esteve nove vezes em Pernambuco. Vale ressaltar que a Presidência da República pode alterar o roteiro do presidente, em decorrência de algum imprevisto.

O primeiro compromisso do petista será logo após o desembarque. Em uma sala vip do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, Lula e o governador Eduardo Campos (PSB) assinarão o decreto para implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Complexo Portuário de Suape. Às 14h30, eles inaugurarão uma Unidade de Pronto-Atendimento (Upa), em Paulista, no Grande Recife. Trata-se da terceira Upa a ser entregue neste mês as outras duas foram construídas em Olinda e Igarassu. Orçada em R$ 4,2 milhões, a Upa de Paulista teve uma parte dos recursos advindos do Governo Federal. As três unidades têm como função auxiliar o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, inaugurado por Eduardo Campos em dezembro de 2009.

Em seguida, o presidente prestigiará cerimônia em memória às vítimas do Holocausto, no Bairro do Recife, evento organizado pela comunidade judaica. O ato tem previsão de início para às 17h. O petista e sua comitiva visitarão duas exposições. A primeira, em um prédio do Ministério da Cultura, na rua do Bom Jesus, em homenagem a Anne Frank, jovem de origem judaica morta durante o Holocausto, cujo diário, escrito durante o período em que ficou escondida dos nazistas, a transformou em símbolo da luta contra o Nazismo. A segunda exposição será na Sinagoga Kahal Zur Israel, a pri­mei­ra da América Latina, também na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Na ocasião, Lula verá quadros pintados por crianças de origem judaica nos campos de concentração nazistas. Depois, o presidente fará visita guiada pelo templo. Ao final, ele e as outras autoridades discursarão em frente à Sinagoga. Do Recife, a comitiva lulista segue para Davos, na Suíça, onde o presidente receberá o Prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial.

Fonte: Folha de Pernambuco