O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Goiás realizou uma grande festa para receber seus novos filiados. A legenda política conta agora com mais 18 integrantes, apresentados formalmente durante confraternização realizada na última sexta-feira, dia 22.
No quadro do PCdoB agora constam novos militantes de diversas áreas. São professores, artistas, agentes de saúde, vendedores, funcionários públicos e líderes religiosos. A maioria são mulheres.
Os novos membros foram recebidos pelo presidente do PCdoB em Goiás, vereador Fábio Tokarski. “A adesão desta quantidade de pessoas demonstra que o partido tem grande potencial de crescimento”, disse. As novas filiações fazem parte do projeto de reestruturação implantada pelo PCdoB com objetivo de dar abertura à participação política e descentralização às ações.
Alguns dos novos filiados discursaram durante a confraternização. O primeiro deles foi Francisco Flávio Oliveira. Cearense radicado em Goiânia desde 1997, o vendedor disse que sempre foi simpatizante do PCdoB. “Eu pregava cartazes em casa e pedia voto para os vizinhos.
Agora, poderei me engajar no trabalho com mais força”, disse.
Adão Eustáquio Ferreira, conhecido pelo apelido de Adão Teimoso, também passou a fazer parte do PCdoB na última sexta-feira. Funcionário público lotado na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Guarda Municipal em Goiânia, afirmou que “a filiação é um reencontro com a ideologia que estava adormecida na alma”. “Teimoso” é liderança popular da Vila Maria Dilce, onde exerceu dois mandatos à frente da associação de moradores do bairro.
Representando as 11 mulheres recém filiadas, Dalva Lira Xavier Carmo destacou sua grande motivação para o ingresso no PCdoB. “Na função de agente de saúde, conheço a realidade das pessoas de perto. Minha experiência profissional me fez perceber que mudanças são necessárias e por isso entrei para política partidária”.
Visitas
A apresentação dos novos filiados do PCdoB também contou visitantes ilustres. Esteve presente na confraternização o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Goiânia, Anápolis, Goianápolis e Terezópolis no Estado de Goiás (Sinpospetro-GO), Hélio Araújo Pereira. “Quero conhecer de perto as bandeiras de luta do partido e me familiarizar com os companheiros”, disse o frentista.
O medalhista de bronze no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007, Leonardo Gomes, destacou o trabalho do PCdoB à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Hoje, posso fazer toda minha preparação em Goiânia, onde conto com apoio para desenvolver trabalhos sociais com crianças carentes”, disse.
Ainda passaram pela confraternização do PCdoB o conselheiro Tutelar da Região Norte de Goiânia, Paulo Henrique Rodrigues Silva, e o presidente do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação de Goiás (IEG), Yago Sales. O evento também marcou o retorno ao partido de Ana Maria Machado e de Antônio Oscar Montalvão Campos, o Totinha, que estavam afastados do PCdoB.
De Goiânia,
Alfredo Mergulhão
Atualizada dia 26/01